Documentário sobre o 8/1 gera crise e pedidos de demissão na CNN; entenda

Atualizado em 2 de fevereiro de 2024 às 12:53
Renata Agostini e Thais Arbex pediram demissão e deixaram a CNN Brasil após crise. Foto: Reprodução

A CNN Brasil vive uma crise com funcionários nos bastidores após a produção de um documentário sobre o ataque terrorista de 8 de janeiro em Brasília. A situação envolve três jornalistas da emissora e duas demissões até o momento. A informação é do blog F5 na Folha de S.Paulo.

A crise teve início em 2023, após a sugestão do projeto “Ataque aos Poderes: Um Breaking News que abalou a política brasileira”, um documentário sobre a invasão da Praça dos Três Poderes no 8 de janeiro de 2023. Algumas fontes afirmam que a ideia partiu de jornalistas, enquanto outras creditam a direção da CNN.

Após a aprovação do projeto, Renata Agostini, Thaís Arbex e Jussara Soares foram escaladas para produzir o documentário. O problema teve início após a conclusão das gravações: elas não tiveram acesso à edição do material e só viram o resultado do produto final quando ele foi ao ar.

Em meio à produção da obra, elas foram informadas que a emissora solicitou uma entrevista com o ex-presidente Jair Bolsonaro e que nenhuma delas seria a responsável por conduzir a conversa. O escolhido para entrevistá-lo foi o âncora Leandro Magalhães, do “CNN Arena”.

Crise nos bastidores da CNN Brasil foi causado pelo documentário “Ataque aos Poderes: Um Breaking News que abalou a política brasileira”. Foto: Reprodução

O documentário foi dividido em uma série de cinco reportagens. Thais, Renata e Jussara não gostaram do que viram já no primeiro episódio e fizeram um protesto à direção do canal, pedindo para que não fossem mais creditadas a partir do segundo.

A entrevista feita por Magalhães com o ex-presidente também não agradou, já que ele não fez perguntas sobre o pedido de indiciamento contra ele, feito pela CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de janeiro.

As três pediram desligamento da empresa. Thais Arbex deixou a CNN oficialmente na última quarta (30) e aceitou convite para trabalhar no Ministério da Justiça junto do novo titular da pasta, Ricardo Lewandowski. Renata, que não aparecia mais em programas da emissora desde a primeira semana de janeiro, teve a demissão anunciada nesta sexta (2).

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.