Lula vai a MG e fecha agenda com quatro governadores bolsonaristas após visitas a SP e RJ

Atualizado em 7 de fevereiro de 2024 às 6:57
O presidente Lula e o governador Cláudio Castro durante ato em Magé (RJ). Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma série de compromissos na terça-feira (7) no Rio de Janeiro, estado liderado por Cláudio Castro (PL). A agenda estratégica incluiu encontros com quatro dos principais governadores aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em pouco mais de uma semana.

O petista trocou gentilezas recentemente com Tarcísio de Freitas (São Paulo) e receber Ratinho Jr. (Paraná), seguindo para Minas Gerais onde se encontrará com Romeu Zema.

Durante sua visita a Magé e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Lula anunciou investimentos para esses municípios, que em 2022 deram cerca de 60% de seus votos para Bolsonaro. Castro acompanhou o presidente durante a entrega de unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Magé.

O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), e do deputado federal Doutor Luizinho (PP), ambos aliados do ex-presidente. Em uma entrevista à colunista Bela Megale, do Globo, Castro afirmou que seu papel como gestor é manter uma boa relação com o presidente, deixando a oposição para o Congresso.

“O papel de ser oposição é do Congresso. O meu, como gestor, é me relacionar bem com o presidente. O Tarcísio de Freitas tem esse pensamento, o Ratinho Júnior (…). O cara fala que vai fazer o maior investimento da história do meu Estado. Não vou aplaudir esse cara?”, disse.

Na semana passada, durante um evento em São Paulo, Lula e Tarcísio trocaram elogios, destacando a importância da cooperação para o estado de São Paulo. Ratinho Jr. também foi protagonista em um evento no final de janeiro, quando Lula assinou a concessão de rodovias federais no Paraná.

Lula e Tarcísio de Freitas em evento no porto de Santos, no litoral sul de São Paulo. Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, o presidente permanecerá na capital fluminense antes de seguir para Belo Horizonte, onde se encontrará com Romeu Zema, governador de Minas Gerais. Zema, cujo nome é cotado para representar a direita nas eleições presidenciais de 2026, aceitou o convite para participar de eventos com o presidente.

Além de Cláudio Castro, Lula foi acompanhado pela primeira-dama Janja da Silva, e por outros políticos, como o ex-deputado André Ceciliano (PT) e os deputados federais do PT Benedita da Silva, Aureo Ribeiro e Lindbergh Farias.

Em Belford Roxo, o presidente almoçou com o prefeito Waguinho (Republicanos) e a ex-ministra do Turismo Daniela Carneiro, demonstrando apoio de figuras políticas que se distanciaram de Bolsonaro e apoiaram Lula em 2022.

Durante a inauguração de uma escola municipal em Belford Roxo, batizada em homenagem ao neto de Lula, Arthur Lula da Silva, aliados como os ministros Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde) marcaram presença, reforçando os laços políticos do presidente.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.