PSDB quer ressuscitar Aécio para disputar presidência em 2026

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 às 12:32
Aécio Neves. Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Em meio a uma crise, o PSDB cogita lançar o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) como candidato à Presidência em 2026. A sigla, que se tornou irrelevante nos últimos anos, agora tenta reverter o declínio político que vem sofrendo nas últimas eleições. A informação é do Valor Econômico.

Aécio, que foi candidato em 2014 e sofreu uma derrota para a ex-presidente Dilma Rousseff, liderou a campanha golpista por seu impeachment. Após perder a disputa, ele também se tornou alvo de uma série de acusações de corrupção.

Com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro e as investigações contra ele e seus aliados, o PSDB acredita que pode reconquistar uma relevância política.

Reunião da cúpula do PSDB em 2022. Foto: Reprodução

Em 2022, a sigla foi a que mais colecionou fracassos. Mesmo abrindo mão de lançar um candidato à Presidência para focar nos estados e no Congresso Nacional, o PSDB só conseguiu eleger três governadores e nenhum candidato da legenda venceu a disputa pelo Senado Federal.

Na Câmara, a sigla só conseguiu eleger 18 deputados federais, sua menor bancada eleita na história. O grupo de parlamentares eleitos do PSDB já havia diminuído em 2018, passando de mais de 50 para 29.

O partido avalia que a imagem de Aécio ainda não foi reabilitada. Por isso, dentro do PSDB, outros nomes aparecem como possíveis candidatos em 2026, como o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o do ex-senador Marconi Perillo (GO).

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.