Lula tem “chance de ouro” de se aproximar de evangélicos, dizem parlamentares

Atualizado em 28 de fevereiro de 2024 às 12:24
O presidente Lula e evangélicos durante ato na campanha eleitoral. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para lideranças religiosas do Congresso Nacional, o presidente Lula tem uma “chance de ouro” de se aproximar de evangélicos com a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que amplia a imunidade tributária para igrejas e outros templos. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.

Parlamentares que representam evangélicos acreditam que um eventual apoio à proposta seria um primeiro passo para reaproximar o governo do setor. Por isso, lideranças vão sugerir que o petista realize um ato em apoio à PEC no Palácio do Planalto com a presença de pastores, padres e líderes de outras religiões.

O presidente tem sido aconselhado a buscar uma reaproximação com evangélicos desde a eleição de 2022. O eleitorado religioso tem sido foco do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

A manifestação do ex-presidente na Avenida Paulista do último domingo (25) acendeu um alerta no governo, que avalia que bolsonaristas tentam criar uma “guerra santa” se aproveitando da crise entre Brasil e Israel.

Comissão mista aprovou PEC nesta terça-feira (27). Foto: Bruno Spada/Agência Câmara

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC que amplia a imunidade tributária a igrejas e outros templos nesta terça (27). A medida proíbe que os governos federal, estadual e municipal sejam proibidos de criar impostos sobre algumas atividades de entidades do tipo.

De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o texto seguirá para votação em plenário e precisará ser aprovado por ao menos 308 deputados em dois turnos de votação.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link