Boulos lidera disputa em SP com pequena vantagem, diz pesquisa; veja números

Atualizado em 4 de março de 2024 às 15:04
Guilherme Boulos e Ricardo Nunes, principais nomes para as eleições em SP. Foto: reprodução

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) desponta como líder na corrida pela Prefeitura de São Paulo, de acordo com a pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (4). No entanto, apesar da vantagem numérica de Boulos, tanto ele quanto o atual prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Segundo a pesquisa, Boulos aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Nunes registra 29%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os números poderiam dar vantagem de 32% a 31% a favor do candidato bolsonarista.

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece em terceiro lugar com 10%, seguida pelo também parlamentar Kim Kataguiri (União Brasil), com 6%. Maria Helena (Novo) e Padre Kelmon (PRD) obtiveram 1% cada. Além disso, 10% dos entrevistados declararam voto nulo ou branco, e 9% não souberam ou não responderam.

Tabata Amaral e Kim Kataguiri em entrevista ao “Conversa com Bial”. Foto: reprodução

Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são fornecidos previamente, Boulos e Nunes obtêm 8% e 5% das menções, respectivamente, mantendo o empate técnico.

Vítima de constantes fake news da extrema-direita, a rejeição tende a ser um desafio para Boulos nas eleições. Segundo a pesquisa, 46% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele. No entanto, ele também possui o eleitorado mais consolidado, com 26% declarando voto certo.

No segundo turno, Nunes e Boulos novamente estão empatados considerando a margem de erro, com 40% e 38% dos votos, respectivamente. A pesquisa também destaca a importância dos vices na corrida eleitoral. A presença de Marta Suplicy (PT) como vice é vista como positiva para Boulos, enquanto a escolha de José Luiz Datena como vice pode beneficiar Tabata Amaral. Porém, a pré-candidata do PSB se reuniu com o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) recentemente, e seu vice pode ser alguém indicado pelos tucanos.

A pesquisa indica que a segurança é a principal preocupação dos eleitores paulistanos, seguida por questões de saúde, trânsito, educação e assistência social.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.