Após vazamento de áudios, Cid vai ao gabinete de Moraes para tentar salvar sua delação; entenda

Atualizado em 22 de março de 2024 às 11:04
O tenente-coronel Mauro Cid. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), está agendado para comparecer a uma audiência nesta sexta-feira (22) com o desembargador Airton Vieira, juiz instrutor do gabinete do Ministro Alexandre de Moraes.

A reunião está marcada para as 13h e contará com a presença do advogado de Cid, Cezar Bittencourt, e de um integrante da Procuradoria-Geral da República (PGR), conforme informações do Blog do Fausto Macedo, do Estadão.

A convocação ocorre após a divulgação de áudios nos quais o tenente-coronel critica o desdobramento de seu interrogatório pela PF e faz ataques a Moraes, alegando que o ministro detém poder absoluto sobre a justiça.

“O Alexandre de Moraes é a lei. Ele prende, ele solta, quando ele quiser, como ele quiser. Com Ministério Público, sem Ministério Público, com acusação, sem acusação”, afirmou o ex-ajudante de ordens.

Os áudios levantaram preocupações sobre o impacto direto na delação premiada de Cid, levando o gabinete de Moraes a intimar o militar. As revelações dele forneceram subsídios para uma série de inquéritos que visam Bolsonaro e seus aliados, particularmente a investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado.

A audiência de Cid no STF acontece dez dias após sua visita à PF, onde foi interrogado pela sexta vez, no âmbito do acordo de delação premiada firmado com a corporação e homologado pela Suprema Corte.

Ademais, a audiência ocorre logo após o indiciamento do ex-presidente por associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informação, no contexto da investigação sobre a fraude na carteira de vacinação de Bolsonaro e de sua filha Laura.

Vale destacar que Cid também foi incriminado pela PF, não apenas pelos crimes relacionados aos documentos falsificados do ex-chefe do Executivo, mas também pelas tentativas de obter comprovantes de imunização contra a Covid-19 para sua esposa Gabriela e suas filhas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.