Moraes manda soltar coronéis presos por omissão no 8/1

Atualizado em 28 de março de 2024 às 17:00
Klepter Rosa teve sua liberdade autorizada por Alexandre de Moraes. Foto: reprodução

Nesta quinta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória aos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal Klepter Rosa, Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro. Os três estavam presos desde 18 de agosto de 2023 e foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por uma série de crimes relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Segundo as determinações de Moraes, os coronéis deverão cumprir medidas cautelares, incluindo a proibição de deixar o Distrito Federal, recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, uso de tornozeleira eletrônica e apresentação na Vara de Execuções Penais do DF todas as segundas-feiras.

Além disso, eles estão proibidos de usar redes sociais, comunicar-se com outros envolvidos no caso, entregar e cancelar todos os passaportes e suspender imediatamente qualquer documento de porte de arma de fogo.

O coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues. Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF

Fábio Augusto era o comandante-geral da PMDF durante os eventos de janeiro, enquanto Klepter atuava como subcomandante-geral da tropa e Casimiro era o chefe do 1º Comando de Policiamento Regional. Os advogados dos coronéis afirmaram que seus clientes colaboraram com as investigações e ressaltaram a confiança no Estado Democrático de Direito.

“A prisão cautelar imposta pelo Supremo não fazia e não faz sentido, pois o coronel Klepter não atrasou e mais entregou toda documentação solicitada pelo STF. Ademais, não alinhou a nenhuma movimento político golpista e mais, jamais arregimentaria a tropa para afastar-se dos deveres legais e constitucionais. A concessão da liberdade é só o primeiro passo para a comprovação da inocência do coronel Klepter”, declarou  Newton Rubens, advogado de Klepter.

“A defesa técnica do ex-comandante-geral da PMDF celebra a correção da decisão e renova sua confiança no Estado Democrático de Direito, nas instituições brasileiras e na democracia”, completaram os demais representantes dos militares ao Metrópoles.

A decisão do STF ocorreu após a Primeira Turma aceitar a denúncia da PGR contra sete oficiais da PMDF, apontando uma suposta contaminação ideológica e adesão a teorias conspiratórias por parte dos réus.

Confira lista com os outros denunciados pela PGR:

  • Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto: era comandante do Departamento de Operações em 8 de janeiro, mas tirou licença do cargo em 3 de janeiro;
  • Coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra: estava no comando do Departamento de Operações no lugar de Naime em 8 de janeiro;
  • Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues: era chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF em 8 de janeiro;
  • Major Flávio Silvestre de Alencar: atuou no dia 8 de janeiro;
  • Tenente Rafael Pereira Martins: atuou no dia 8 de janeiro.
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.