
Na noite desta quinta-feira (28), Emmanuel Macron, presidente da França, usou as redes sociais para fazer um balanço de sua visita ao Brasil e comentar os memes que envolveram as fotos que ele fez com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comparadas aos cliques que noivos fazem para celebrar a união. “Você restaurou o equilíbrio institucional”, escreveu ele, para o político brasileiro. Confira:
Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento ! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França ! Obrigado, Lula e Janja, obrigado a todos os brasileiros que conheci, pelo acolhimento.
Em Belém, pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas.
Vimos no Rio a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria. Tivemos discussões extremamente proveitosas com o mundo econômico, cultural e intelectual em São Paulo.
Estabelecemos uma meta importante para abril de 2025: retomar as temporadas interculturais entre o Brasil e a França. Também decidimos aumentar os intercâmbios científicos, artísticos e estudantis.
Planejamos aumentar o número de estudantes brasileiros na França para 8.000 até 2026, atualmente são 5.000, e desenvolver o bilinguismo com novas seções de língua francesa e portuguesa.
Sua eleição, querido Lula, e a maneira como você restaurou o equilíbrio institucional significam muito para nós. Acreditamos na democracia.
Acreditamos no futuro e acreditamos que sempre há um caminho para o otimismo e o progresso. Compartilhamos valores que estão no cerne de nossa história comum. Acabamos de inaugurar um novo capitulo na nossa relação ! Viva a amizade entre o Brasil e a França !
Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento ! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França !
Obrigado, @LulaOficial e @JanjaLula, obrigado a todos os brasileiros que conheci, pelo acolhimento.… pic.twitter.com/IlFsOW96WW
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) March 28, 2024