“Inaceitável”: Lula critica invasão da embaixada do México e cobra desculpas do Equador

Atualizado em 16 de abril de 2024 às 15:14
O presidente Lula. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O presidente Lula criticou a invasão da embaixada do México em Quito, no Equador, e afirmou que o episódio é “simplesmente inaceitável”. Durante discurso na cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), o petista diz que o caso impacta toda a região.

Para Lula, o Equador ainda deve pedir desculpas ao México. “O que aconteceu em Quito, no último dia 5, é simplesmente inaceitável e não afeta só o México. Diz respeito a todos nós. Um pedido formal de desculpas por parte do Equador é um primeiro passo na direção correta”, afirmou.

O petista diz que nunca ocorreu um episódio similar na região, “nem nos piores momentos de desunião e desentendimento registrados na América Latina e no Caribe” ou nos períodos de ditaduras militares. “Absolutamente nada justifica a cena a que assistimos em Quito. Nosso desafio agora é o de encontrar caminhos para a reconstrução da confiança e do diálogo”, prosseguiu.

Policiais durante operação de transferência do ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas, em Quito, Equador. Foto: Karen Toro/Reuters

A invasão da embaixada ocorreu no dia 5 de abril, quando um grupo de policiais entrou no local para prender Jorge Glas, ex-vice-presidente do Equador condenado a seis anos de prisão por corrupção. Ele recebeu asilo político do México e estava no local, em Quito, desde dezembro de 2023.

O acordo com a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, de 1961, estabelece que órgãos diplomáticos como embaixadas e consulados são considerados invioláveis e território dos países que representam. Equador e México aderiram ao documento na década de 1960.

Durante seu discurso, que não foi transmitido, mas teve o texto divulgado pela assessoria, Lula ainda propôs formar uma comissão com países da Celac para “acompanhar junto ao governo equatoriano, a evolução da situação e da saúde do ex-vice-presidente Jorge Glas”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.