Eleições 2024: PL de Bolsonaro proíbe apoio a candidatos de outros partidos

Atualizado em 20 de maio de 2024 às 8:23
Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto. Foto: reprodução

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, emitiu um comunicado interno que proíbe os parlamentares filiados à legenda de oferecerem apoio a pré-candidatos de outros partidos nas eleições municipais deste ano, conforme informações do Estadão.

No documento datado do dia 8 de maio, Valdemar afirma que quem descumprir as normas estará sujeito à instauração de processo ético-disciplinar.

No ofício, o líder do PL explica ter identificado “diversas mensagens de apoio sendo gravadas em prol a candidatos de outras agremiações partidárias, o que acaba por gerar desinformação junto ao eleitorado local, além de prejudicar os pré-candidatos do Partido Liberal”.

PL veta apoio de bolsonaristas a candidatos de outros partidos e proíbe manifestações em redes - Folha PE
Valdemar Costa Neto. Foto: reprodução

Fontes internas do partido indicam que a circular foi emitida para coibir qualquer tentativa de apoio a candidatos de outras legendas, mesmo que de maneira velada. Houve relatos de apoio de parlamentares a adversários do PL em municípios como Angra dos Reis e Cabo Frio, ambos no Rio de Janeiro.

“Diante do exposto, a Comissão Executiva Nacional do Partido Liberal, recomenda e orienta seus senadores, deputados federais e deputados estaduais a observarem as manifestações de apoiamento gravadas por V.Exas., evitando assim que sejam levadas a efeito mensagens de apoio a candidatos de outros partidos políticos, priorizando exclusivamente que tais mensagens sejam destinadas apenas aos pré-candidatos do Partido Liberal nas eleições municipais de 2024”, diz documento.

Ainda de acordo com o Estadão, a bancada do PL na Câmara é líder em número de pré-candidatos para as eleições deste ano. Dos 96 deputados do partido, 23 declararam ser pré-candidatos a algum Executivo municipal.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link