11 milhões não se vacinaram contra covid no Brasil; saiba principais motivos

Atualizado em 24 de maio de 2024 às 13:23
Cerca de 11 milhões de brasileiros não se imunizaram contra o vírus. Foto: Divulgação

Cerca de 11 milhões de brasileiros com mais de 5 anos não se vacinaram contra covid-19 no Brasil e os principais motivos apontados pelos que se recusaram a tomar o imunizante são medo e desconfiança. O número representa cerca de 5,6%, ou seja, uma a cada 18 pessoas que moram no Brasil não tomou nenhuma dose.

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua: covid-19 (2023). As informações foram coletadas no 1º trimestre do ano passado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para 33,7% dos não imunizados, o temor de uma reação adversa ou medo da injeção foi o motivo para não se imunizar. 26,3% dizem que não confiam no imunizante ou não acreditam em seus efeitos. Uma minoria disse ter rejeitado a vacina por já ter contraído covid e acreditar que já estava imunizada.

No recorte de gênero, homens (6,3 milhões) são a maioria da população que não se imunizou contra 4,9 milhões de mulheres. A região Norte foi a que menos se vacinou, proporcionalmente, com 11% do total da população imunizada. Ela é seguida por Centro-Oeste (8,5%), Sul (6,3%), Nordeste (5,5%) e Sudeste (3,7%).

Vacina contra covid-19. Foto: Dado Ruvic/Reuters

Crianças e adolescentes (de 5 a 17 anos) representam 5,7 milhões do total, enquanto o restante (5,5 milhões) é formado por maiores de 18 anos.

Apenas 58% da população tomou todas as doses recomendadas para a idade. A proporção entre crianças e adolescentes fica abaixo da média (57,7%). Entre os que não completaram o ciclo vacinal, 29,2% alegam que se esqueceram ou faltou tempo.

Apesar dos números, a primeira dose teve sucesso e imunizou um total de 188,3 milhões de brasileiros (93,9% do público alvo). O esquema de duas doses, mínimo recomendado para proteção contra o vírus, não atingiu a meta de 90% da população e ficou em 88,2%.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.