Chegam ao Brasil mais de 5.400 carros elétricos da rival chinesa de Elon Musk

Atualizado em 30 de maio de 2024 às 11:53
Carros elétricos da chinesa BYD. Divulgação

Um navio da fabricante chinesa BYD chegou pela primeira vez ao continente americano na segunda-feira (27), atracando no porto de Suape (PE), na região metropolitana do Recife, com 5.459 veículos destinados ao mercado brasileiro.

Essa foi a segunda viagem do Explorer Nº1 BYD, que levou 27 dias para viajar da China ao Brasil. O navio, entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong, no leste da China, tem capacidade para até 7.000 carros, mede 200 metros de comprimento e possui 23 tripulantes, a maioria deles da Bulgária.

De acordo com a montadora, essa operação foi a maior movimentação de veículos da história do porto de Suape, buscando atender à crescente demanda brasileira por carros elétricos e híbridos.

Até agora, em 2024, a BYD vendeu 25,5 mil unidades no Brasil, um aumento de 43% em relação aos 17,9 mil veículos emplacados em 2023.

O navio Explorer, da BYD. Divulgação

No ano passado, as vendas de veículos elétricos leves no Brasil atingiram quase 94 mil unidades, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Esse número representou um crescimento de 91% em comparação a 2022, embora corresponda a cerca de 5% do total de vendas no país.

Em abril deste ano, a BYD alcançou a nona posição no ranking de montadoras que mais venderam carros no Brasil, conforme a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com uma participação de mercado de 4,24%. As líderes do ranking são Volkswagen (16,92%), Fiat (15,12%) e GM (15,06%).

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link