
Um navio da fabricante chinesa BYD chegou pela primeira vez ao continente americano na segunda-feira (27), atracando no porto de Suape (PE), na região metropolitana do Recife, com 5.459 veículos destinados ao mercado brasileiro.
Essa foi a segunda viagem do Explorer Nº1 BYD, que levou 27 dias para viajar da China ao Brasil. O navio, entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong, no leste da China, tem capacidade para até 7.000 carros, mede 200 metros de comprimento e possui 23 tripulantes, a maioria deles da Bulgária.
De acordo com a montadora, essa operação foi a maior movimentação de veículos da história do porto de Suape, buscando atender à crescente demanda brasileira por carros elétricos e híbridos.
Até agora, em 2024, a BYD vendeu 25,5 mil unidades no Brasil, um aumento de 43% em relação aos 17,9 mil veículos emplacados em 2023.

No ano passado, as vendas de veículos elétricos leves no Brasil atingiram quase 94 mil unidades, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Esse número representou um crescimento de 91% em comparação a 2022, embora corresponda a cerca de 5% do total de vendas no país.
Em abril deste ano, a BYD alcançou a nona posição no ranking de montadoras que mais venderam carros no Brasil, conforme a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com uma participação de mercado de 4,24%. As líderes do ranking são Volkswagen (16,92%), Fiat (15,12%) e GM (15,06%).