Lira libera todos os deputados a ficarem em casa na semana de São João

Atualizado em 21 de junho de 2024 às 12:29
Arthur Lira, presidente da Câmara. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reconsiderou sua decisão sobre o funcionamento da Casa na semana de São João após parlamentares reclamaram do seu primeiro gesto. Inicialmente, Lira havia permitido apenas aos deputados do Nordeste votar à distância, mas após reclamações, ele ampliou essa permissão a todos os deputados.

A mudança foi comunicada aos gabinetes na manhã desta sexta-feira (21) pela Secretaria-Geral da Mesa. “Bom dia! Na próxima semana, todos os deputados poderão votar pelo Infoleg independentemente de registro prévio no Plenário. Obrigado e bom final de semana”, dizia a mensagem.

Antes das mudanças, os deputados do Rio Grande do Sul também poderiam registrar as participações à distância em consequência da tragédia climática que afetou o estado desde o fim de abril.

Segundo o G1, fontes informaram que a decisão de Lira foi influenciada pela postura do Senado, que já havia liberado o voto remoto para todos os senadores.

Diante deste cenário, o presidente da Câmara reconheceu que não havia justificativa para manter a permissão restrita apenas à bancada nordestina e decidiu estender o benefício a todos.

Oficialmente, o Dia de São João é celebrado em 24 de junho, na próxima segunda-feira. Porém, em diversas regiões nordestinas os festejos acontecem pela semana inteira.

A Câmara dos Deputados vazia. Foto: reprodução
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link