“Devemos respeitar a vontade do povo venezuelano”, diz Kamala Harris

Atualizado em 29 de julho de 2024 às 8:03
Kamala Harris

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, declarou que o país está “ao lado do povo da Venezuela, que expressou a sua voz nas históricas eleições presidenciais” deste domingo (28). “Devemos respeitar a vontade do povo venezuelano. Apesar dos muitos desafios, continuaremos a trabalhar por um futuro mais democrático, próspero e seguro para o povo da Venezuela”, afirmou Kamala em uma publicação no X.

Os venezuelanos foram às urnas neste domingo (28) para votar na eleição presidencial, com o presidente Nicolás Maduro e o opositor Edmundo González como principais candidatos. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Nicolás Maduro venceu a eleição.

Após a desistência do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de disputar a reeleição, Kamala deverá ser a candidata democrata na disputa contra o republicano Donald Trump.

Enquanto isso, o presidente do Chile, Gabriel Boric, prefere declarar que não reconhecerá “nenhum resultado que não seja verificável”.

“O regime de Maduro deve entender que esses resultados são difíceis de acreditar. A comunidade internacional e sobretudo o povo venezuelano, incluindo os milhões de venezuelanos no exílio, exigimos total transparência das atas do processo, e que observadores internacionais não comprometidos com o governo atestem a veracidade dos resultados”, escreveu Boric no X.