Onda de frio deve derrubar temperatura de 5 capitais abaixo de 10°C; veja quais

Atualizado em 9 de agosto de 2024 às 14:19
Registro de 9°C em SP. Foto: Werther Santana/Estadão

Uma forte onda de frio avança pelo Brasil e promete derrubar as temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo a Climatempo, com pelo menos cinco capitais registrando recordes neste fim de semana. As capitais que podem enfrentar esse recorde de baixas temperaturas são Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Campo Grande.

De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, as menores marcas nas capitais do Sul devem ser registradas já neste sábado (10), enquanto no Sudeste, o frio mais intenso deve ocorrer no domingo (11).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que as temperaturas podem cair até 5°C nos próximos dias em várias cidades do Brasil. A partir de sexta-feira (9), a massa de ar frio deve se deslocar para o interior do Centro-Oeste, abrangendo todo o estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro.

No fim de semana, a expectativa é que o ar frio avance ainda mais, chegando até a região Norte, com previsão de geada para o Sul e alguns estados do Sudeste. Além de marcar recordes nas mínimas, essa onda de frio também deve reduzir as temperaturas máximas nos próximos dias.

Geada em São José dos Ausentes — Foto: Anápio Pereira/Divulgação

No Rio de Janeiro, a capital pode registrar a menor mínima e menor máxima do ano. No sábado, a previsão é de máxima de 19ºC, a menor marca de 2024. No domingo, a mínima pode chegar a 12ºC. A última vez que a capital fluminense teve uma máxima tão baixa foi em julho de 2017.

Em São Paulo, o frio intenso pode quebrar o recorde de menor mínima do ano, com previsão de 7ºC para domingo. Até agora, a menor mínima registrada na capital paulista foi de 10,4ºC.

Curitiba, conhecida por seu clima frio, pode ver as temperaturas caírem para 2ºC no fim de semana, o que seria a menor marca do ano. Florianópolis também deve enfrentar temperaturas baixas, com previsão de mínima de 6ºC neste sábado, possivelmente superando o recorde anterior de 6,5ºC.

Campo Grande, que já registrou uma mínima de 9ºC em julho, pode estabelecer um novo recorde de frio com previsão de 6ºC para o próximo sábado.

Não está descartada a possibilidade de neve em pontos isolados das regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre sexta-feira e sábado, um evento que, se confirmado, atrairá ainda mais atenção para essa forte onda de frio.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link