
Uma forte onda de frio avança pelo Brasil e promete derrubar as temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo a Climatempo, com pelo menos cinco capitais registrando recordes neste fim de semana. As capitais que podem enfrentar esse recorde de baixas temperaturas são Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Campo Grande.
De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, as menores marcas nas capitais do Sul devem ser registradas já neste sábado (10), enquanto no Sudeste, o frio mais intenso deve ocorrer no domingo (11).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que as temperaturas podem cair até 5°C nos próximos dias em várias cidades do Brasil. A partir de sexta-feira (9), a massa de ar frio deve se deslocar para o interior do Centro-Oeste, abrangendo todo o estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro.
No fim de semana, a expectativa é que o ar frio avance ainda mais, chegando até a região Norte, com previsão de geada para o Sul e alguns estados do Sudeste. Além de marcar recordes nas mínimas, essa onda de frio também deve reduzir as temperaturas máximas nos próximos dias.

No Rio de Janeiro, a capital pode registrar a menor mínima e menor máxima do ano. No sábado, a previsão é de máxima de 19ºC, a menor marca de 2024. No domingo, a mínima pode chegar a 12ºC. A última vez que a capital fluminense teve uma máxima tão baixa foi em julho de 2017.
Em São Paulo, o frio intenso pode quebrar o recorde de menor mínima do ano, com previsão de 7ºC para domingo. Até agora, a menor mínima registrada na capital paulista foi de 10,4ºC.
Curitiba, conhecida por seu clima frio, pode ver as temperaturas caírem para 2ºC no fim de semana, o que seria a menor marca do ano. Florianópolis também deve enfrentar temperaturas baixas, com previsão de mínima de 6ºC neste sábado, possivelmente superando o recorde anterior de 6,5ºC.
Campo Grande, que já registrou uma mínima de 9ºC em julho, pode estabelecer um novo recorde de frio com previsão de 6ºC para o próximo sábado.
Não está descartada a possibilidade de neve em pontos isolados das regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre sexta-feira e sábado, um evento que, se confirmado, atrairá ainda mais atenção para essa forte onda de frio.