
A Voepass, antiga Passaredo, revelou a identidade da tripulação do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde de sexta-feira (9). O trágico acidente resultou na morte de todas as 61 pessoas a bordo.
O comandante da aeronave era Danilo Santos Romano, de 35 anos. A equipe de tripulantes incluía o copiloto Humberto Campos Alencar e Silva, de 61 anos, e as comissárias de bordo Débora Soper Avila, de 28 anos, e Rubia Silva de Lima, de 41 anos.
O avião, de prefixo PS-VPB, havia decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h46, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e deveria pousar às 13h50. Essa era a quarta viagem do dia da aeronave turboélice ATR-72, que possui 73 assentos.
O comandante
Danilo Santos Romano estava na Voepass desde novembro de 2022. Ele era graduado em aviação civil pela Universidade Anhembi Morumbi e tinha mais de dez anos de experiência na aviação. Antes de trabalhar na Voepass, atuou na Avianca e na Air Astana, realizando voos domésticos e internacionais.
Em seu perfil no LinkedIn, Danilo se descrevia como “apaixonado por aviação e dedicado a oferecer o melhor serviço possível aos clientes e parceiros”.
“Como comandante de ATR72, sou responsável pela segurança dos passageiros, da carga e da tripulação, bem como pela manutenção da aeronavegabilidade do avião, para garantir um voo seguro, eficiente e econômico”, escreveu.
Danilo vivia em São Paulo, torcia pelo Palmeiras e tinha a corrida como hobby.

Copiloto

Humberto Campos Alencar e Silva, copiloto de 61 anos, estava na Voepass há quase cinco anos e acumulava mais de cinco mil horas de voo. Ele também já trabalhou na companhia aérea Azul.
Comissária Débora

Débora Soper Avila, natural de Porto Alegre, integrava a equipe da Voepass desde março de 2023. Com formação em gestão de recursos humanos, ela havia trabalhado em outra companhia aérea entre 2018 e 2019. Débora também se identificava como “apaixonada pela aviação”.
“Comissária de bordo, apaixonada pela aviação e pela excelência em bem atender, encantar e ir além das expectativas”, escreveu Debora em uma rede social.
Comissária Rubia

Rubia Silva de Lima, de 41 anos, residia com seus pais em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto (SP). Com 14 anos de experiência na Voepass, Rubia também trabalhava como guia turística.
Em uma coletiva de imprensa realizada na noite do acidente, o CEO da Voepass, Eduardo Busch, elogiou a trajetória de Rubia na empresa e destacou que ela havia realizado seu sonho de trabalhar na companhia.
“Rubia Silva de Lima estava na companhia desde 2010, com uma história de crescimento e realização profissional do sonho de ser comissária de bordo na nossa companhia. Ela foi agente de aeroporto por alguns anos aqui em Ribeirão. Depois, ela foi promovida, era um sonho ser comissária e estava voando há alguns anos com a gente como comissária também”, disse.