Brasil não reconhecerá vitória de Maduro na Venezuela sem atas eleitorais

Atualizado em 10 de agosto de 2024 às 20:23
Maduro comparece ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), onde pediu para que sua contestada proclamação para um terceiro mandato de seis anos seja validada. Foto: AFP

O governo brasileiro avisou a Venezuela que não reconhecerá a eleição de Nicolás Maduro sem que haja a publicação das atas de todas as urnas usadas na disputa. O recado é importante porque a Suprema Corte de Justiça da Venezuela anunciou neste sábado (10) que iniciou a análise das atas –-e que sua decisão será inapelável. A informação é d blog da Daniela Lima no G1. 

O governo brasileiro não fará qualquer juízo de valor sobre a atuação da Corte, mas já avisou que, sem que as atas sejam tornadas públicas, não há como abonar o discurso de vitória de Maduro. 

A diplomacia de Lula detalha ainda que, da mesma forma que não pode avalizar as atas publicadas pela oposição, por não serem as oficiais, não avalizará qualquer ato até que os todos os documentos sejam submetidos ao crivo do público, das organizações internacionais e de institutos da Venezuela e de outros países.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link