Juiz nega pedido do MP Eleitoral para suspender candidatura de Boulos

Atualizado em 19 de agosto de 2024 às 22:45
Deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com uma ação pedindo a suspensão da candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo.

O pedido, apresentado pelo promotor Fabiano Augusto Petean, foi negado liminarmente na última sexta-feira (16) pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Antonio Maria Patiño Zorz.

Na ação, o órgão citou a participação de Boulos em uma cerimônia de lançamento, em 16 de dezembro de 2023, das obras da Copa do Povo realizadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo o órgão, os limites foram extrapolados porque, apesar de Boulos ter mencionado que poderia participar do evento como deputado federal, ele não teria separado sua imagem de parlamentar da de pré-candidato.

O MPE também mencionou outro evento ocorrido em 1º de maio, em São Paulo, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incentivou abertamente o público a votar em Boulos.

Para o promotor, “é muito nítida a existência de um verdadeiro abuso de direito por parte do investigado porque este, a pretexto de desenvolver sua pré-campanha (que admite a divulgação amplíssima de ideias e opiniões políticas, mas veda o gasto excessivo e descontrolado de recursos financeiros), iniciou verdadeiramente sua campanha eleitoral, com utilização dos recursos econômicos não declarados e, outrora, originados de empresas e de financiamento públicos questionáveis”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link