Animais doentes e deformados são encontrados por pescadores no ES; veja fotos

Atualizado em 12 de setembro de 2024 às 14:23
Tartaruga com úlceras na cabeça e nas nadadeiras encontrada no Espírito Santo. Foto: Reprodução/g1

Pescadores do Espírito Santo têm relatado que diversos animais deformados e doentes estão sendo encontrados em rios e no mar da região. Eles apontam que peixes, tartarugas e ostras têm aparecido depois do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. A informação é do g1.

Trabalhadores que vivem em algumas áreas afetadas pelo desastre apontam que há diversos animais com mau-cheiro e outras condições que não costumavam ser encontrados antes do episódio. Há peixes com machucados aparentes, ostras cobertas de lama supostamente contaminada e tartarugas com úlceras.

Os relatos surgem após pesquisadores encontrarem metais provenientes do rompimento da barragem na costa marinha do Espírito Santo, no Sul da Bahia e na foz do Rio Doce. Ao menos 15 metais diferentes foram encontrados em animais como tartarugas, que estão no topo da cadeia alimentar, e aves.

Estudos anteriores apontavam contaminação causada pela lama apenas em animais microscópicos e que fazem parte da base da cadeia alimentar. Os pescadores têm relatado dificuldade em manter a atividade na região e resistência de consumidores em comprar produtos provenientes do norte do Espírito Santo.

Baleia morta é examinada pelo Instituto Orca no litoral do ES. Foto: Divulgação

Biólogos apontam que algumas tartarugas encontradas têm uma doença causada por um vírus em regiões poluídas, que pode ter relação com o desastre em Mariana. Foram identificadas também metais em amostras de sangue em baleias e anomalias em peixes.

Por conta das condições dos animais, a pesca está proibida em algumas áreas da costa capixaba desde 2016. Alguns pesquisadores têm se reunido com órgãos estaduais e federais para discutir novas regras após relatos de que a área contaminada pode ter ultrapassado o limite estabelecido naquele ano.

Veja fotos dos animais:

Peixe deformado encontrado no ES. Foto: Reprodução/g1
Ostra coberta de lama contaminada. Foto: Reprodução/g1
Tartaruga encontrada em rio de Aracruz (ES). Foto: Reprodução/g1

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.