
As explosões coordenadas de pagers usados pelo grupo Hezbollah foram provocadas por explosivos implantados nos dispositivos, de acordo com a emissora de TV árabe Al Jazeera.
O governo do Líbano e o Hezbollah responsabilizaram Israel pelo ataque, que matou nove pessoas e deixou quase 3 mil pessoas feridas nesta terça-feira (17).
Segundo a Al Jazeera, fontes de segurança libanesas afirmaram que os pagers que explodiram foram importados pelo Hezbollah há cinco meses. Dentro dos equipamentos, foram encontradas cargas explosivas de até 20 gramas.
A forma como as cargas explosivas foram ativadas ainda está sendo investigada. De acordo com a agência norte-americana Associated Press, especialistas sugerem que os explosivos foram implementados nos pagers ou que o envio de um pulso eletrônico desencadeou as explosões.
Um membro do Hezbollah relatou à agência que os pagers esquentaram antes de explodir e que os equipamentos eram de uma marca não comumente utilizada pelo grupo.
Os pagers, ainda de acordo com a Associated Press, foram comprados pelo Hezbollah após o líder do grupo ordenar a suspensão do uso de celulares para evitar que Israel rastreasse informações.