Cadeirada: Marçal pede R$ 100 mil de indenização a Datena na Justiça

Atualizado em 27 de setembro de 2024 às 15:54
José Luiz Datena (PSDB) dá cadeirada em Pablo Marçal (PRTB) em debate promovido pela TV Cultura. Foto: Reprodução

O ex-coach e candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) quer R$ 100 mil de indenização por danos morais de José Luiz Datena (PSDB), seu rival na disputa, pela cadeirada. A agressão ocorreu no último dia 15, durante debate promovido pela TV Cultura.

No pedido feito à Justiça, sua defesa alega que que Datena arremessou a cadeira duas vezes contra ele. As agressões “não apenas causaram dor física considerável”, mas também “limitaram suas atividades cotidianas e profissionais, interferindo diretamente em sua campanha eleitoral”, segundo a ação.

Marçal disse ter suspeitas de uma “fratura na região torácica” após o episódio, mas o médico legista que realizou o exame de corpo de delito desmentiu a declaração e afirmou que ele sofreu lesões leves. O Hospital Sírio-Libanês, onde ficou internado, ainda disse que ele teve “traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito, sem maiores complicações associadas” em boletim médico.

“Além de sofrer danos físicos, viu sua imagem pública severamente afetada”, prossegue o pedido de indenização. A defesa do candidato ainda diz que ele não tem interesse em realizar uma audiência de conciliação ou de mediação com Datena.

Pablo Marçal (PRTB) internado em hospital com pulseira verde, que indica casos sem gravidade ou urgência, após cadeirada. Foto: Reprodução

Além da ação de Marçal, Datena também é investigado pela Polícia Civil por lesão corporal após a cadeirada. O crime não costuma gerar prisão em flagrante, por ser uma infração de menor potencial ofensivo, e pode ter a pena reduzida pelo fato da agressão ocorrer após provocações.

A agressão ocorreu após Marçal chamá-lo de “Jack”, termo usado em presídios para se referir a pessoas condenadas por estupro. O ex-coach ainda citou uma antiga acusação de assédio sexual contra o rival antes da cadeirada.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line