
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), determinou a realização de voo de repatriação de brasileiros no Líbano nesta segunda (30). A decisão ocorre após a pressão realizada pelos brasileiros que vivem no país, e agora estão em meio a intensificação da violência no Líbano, alvo de bombardeios de Israel contra o Hezbollah.
Como comunicado à imprensa, “a operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto.”
Ao longo da última semana, 700 pessoas morreram no Líbano em ataques enviados por Israel, sendo cinco brasileiros. No último sábado (28), um ataque das Forças Israelenses matou o chefe do grupo Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah. No mesmo dia, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se com o chanceler do Líbano, Abdallah Rashid Bou Habib, em Nova York, para discutir um plano de evacuação
“A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, conclui o comunicado

As Forças de Defesa de Israel (FDI) invadiram o Líbano nesta segunda (30), segundo o canal de notícias Al-Arabiya, da Arábia Saudita. As Forças Armadas israelenses atiraram usando tanques em alguns pontos do sul do país após diversas ameaças do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nos últimos dias.
Mais cedo, o Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que o governo israelense estava fazendo incursões pontuais ao território libanês e que ainda não havia uma grande invasão por terra. O governo de Netanyahu vinha ameaçando atacar a região sul do Líbano, onde fica a base de operações do Hezbollah.
As Forças Armadas israelenses também isolaram as cidades de Metula, Misgav Am e Kfar Giladi, no extremo norte de Israel, transformando a região em uma “zona militar fechada”.