
Uma jornalista síria e pelo menos dois civis morreram em um ataque aéreo israelense na capital da Síria, Damasco. A informação foi divulgada pela mídia estatal síria na noite de segunda-feira (horário de Brasília), citando uma fonte militar.
O ataque teve como alvo diversos pontos da cidade, resultando em pelo menos nove pessoas feridas. A jornalista foi identificada como Safaa Ahmed. Segundo a TV estatal, “a apresentadora foi martirizada na agressão israelense contra a capital”.
O Ministério da Defesa da Síria disse que os militares israelenses atacaram Damasco com drones e aviões por volta das 2 da manhã, horário local, da “direção das Colinas de Golã ocupadas”.
De acordo com a agência oficial Sana, “o inimigo israelense lançou uma agressão aérea com aviões de guerra e drones da direção do Golã sírio ocupado, visando vários pontos em Damasco”. Além das mortes, o ataque também causou “danos significativos” a propriedades no local.
Um total de três ataques em Damasco
— obsessor ? (@omarxista.bsky.social) September 30, 2024 at 10:49 PM
As defesas aéreas sírias interceptaram alvos “hostis”, termo geralmente utilizado para referir-se a bombardeios israelenses, nas proximidades de Damasco, em três ocasiões durante a noite, após explosões na capital, conforme a Sana relatou à AFP e à Reuters.
Os ataques acontecem em meio à escalada de tensões no Oriente Médio, com Israel iniciando uma incursão terrestre no território libanês. O governo israelense considera essa ação como a “nova fase” na guerra contra o Hezbollah, em meio a intensos bombardeios nas últimas duas semanas.
Vale destacar que a ofensiva ocorreu dois dias após a confirmação da morte do líder do grupo político-militar, Hassan Nasrallah, atingido por um bombardeio na base do Hezbollah nos subúrbios de Beirute, no último sábado (28/09).
Publicado por @samuel_teixeira_ltd_brasilVer no Threads