
Faltando dois dias para as eleições municipais, pelo menos metade dos eleitores das principais capitais brasileiras ainda não decidiu seu voto para vereador, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (4).
São Paulo é a capital com o maior número de eleitores indecisos: 59% dos paulistanos ainda não escolheram um candidato a vereador, enquanto 41% já fizeram sua escolha. No Rio de Janeiro, 50% dos eleitores ainda estão indecisos, e 50% já decidiram em quem votar.
Já em Belo Horizonte, 52% ainda não decidiram em quem votar para o Legislativo municipal, enquanto 48% já têm um candidato. No Recife, 52% dos entrevistados já escolheram seu candidato a vereador, mas 48% ainda não sabem.
A Câmara Municipal de São Paulo, com 55 cadeiras, é a maior do país. Estão inscritos 1.016 candidatos, quase a metade dos 2.002 candidatos inscritos em 2020.
As pesquisas, contratadas pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, ouviram moradores das respectivas cidades entre os dias 1ª e 3 de outubro.
Em São Paulo, o Datafolha entrevistou 1.806 pessoas. A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-09329/2024, tem margem de erro de 2 pontos percentuais.
No Rio, 1.106 pessoas foram ouvidas e o levantamento, com margem de erro de 3 pontos percentuais, foi registrado sob o número RJ-00823/2024. Em Belo Horizonte, 1.120 pessoas participaram da pesquisa, que tem margem de erro de 3 pontos e foi registrada sob o número MG-03960/2024.
Já em Recife, 910 pessoas foram entrevistadas. O levantamento a tem margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, e foi registrado sob o número PE-06324/2024.