
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, planeja apresentar sua denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas só após o segundo turno das eleições municipais, previsto para o próximo dia 27, conforme informações do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.
Gonet analisa dois inquéritos em que a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-chefe do Executivo: um referente à suposta venda irregular de joias recebidas da ditadura saudita e outro relacionado a uma possível fraude em cartões de vacina.
O procurador acredita que denunciar Bolsonaro durante o período eleitoral poderia impactar diretamente o resultado das eleições, já que o partido do ex-capitão é o maior da Câmara e tem candidatos nas principais cidades do país.
Neste ano, a PF concluiu dois inquéritos que apontam crimes cometidos por Bolsonaro e seus aliados. Em março, a PF o indiciou por associação criminosa e inserção de dados falsos em um sistema público, com o intuito de fraudar cartões de vacina contra a Covid-19.

Em julho, ele foi novamente indiciado, desta vez por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro em um esquema de apropriação de joias de alto valor, que haviam sido presenteadas ao governo brasileiro.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) está avaliando quais crimes serão incluídos na denúncia que será apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Há, inclusive, quem defenda no gabinete de Gonet que os dois inquéritos sejam unificados em uma só denúncia criminal.
O caso das joias sauditas ganhou mais destaque em agosto, após o indiciamento de Bolsonaro pela PF, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) mudou seu entendimento, afirmando que “não existe norma clara” sobre quais presentes os presidentes devem incorporar ao patrimônio público.
Vale destacar que, na última quarta-feira (2), o advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef, entrou com um pedido no STF para encerrar as investigações, argumentando que a conclusão da PF se baseou em uma decisão do TCU que foi posteriormente alterada.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line