VÍDEOS – Tiroteio no Rio fecha Avenida Brasil, deixa um morto e cinco feridos

Atualizado em 24 de outubro de 2024 às 12:10
Imagens capturadas por morador do Rio exibem o momento em que pessoas deitam e tentam se proteger do tiroteio – Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (24), a Avenida Brasil, uma das principais vias do Rio de Janeiro, foi fechada por mais de duas horas devido a um tiroteio na altura da Cidade Alta, Zona Norte.

A troca de tiros ocorreu durante uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel, e resultou na morte de uma pessoa que estava em um ônibus e foi baleada na cabeça. Outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo três que foram encaminhadas ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias.

A operação tinha como objetivo prender criminosos envolvidos em roubos de carros e cargas nas comunidades de Cinco Bocas, Pica Pau e Cidade Alta, áreas controladas por traficantes. Durante a ação, os policiais enfrentaram forte resistência, e criminosos chegaram a incendiar veículos para impedir a entrada das forças de segurança. Por volta das 9h40, a Avenida Brasil foi totalmente liberada, mas o tiroteio deixou marcas na rotina da região.

O confronto também afetou o transporte público, incluindo a circulação de ônibus e trens da Supervia. Estações como Penha Circular, Brás de Pina e Cordovil foram fechadas temporariamente, e o ramal Saracuruna operava com intervalos ampliados de 30 minutos. Linhas de ônibus que passam pela Avenida Brasil também tiveram seus itinerários alterados, e algumas escolas e unidades de saúde da região precisaram suspender suas atividades.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, unidades como o Centro Municipal de Saúde Iraci Lopes e a Clínica da Família Heitor dos Prazeres interromperam o atendimento pela manhã devido à situação de risco. A Polícia Militar informou que a operação foi interrompida devido à reação violenta dos criminosos, mas novas ações estão sendo planejadas para a retomada da segurança na área.

Além dos impactos no trânsito e nos serviços públicos, a situação gerou pânico entre os motoristas e passageiros que passavam pela Avenida Brasil. Muitos buscaram abrigo nas muretas da via para se proteger dos tiros. A Polícia Militar continua monitorando a área, e a Supervia está avaliando a retomada das operações ferroviárias de forma gradual.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line