“Assassinato em massa”: terraplanistas dizem que Austrália não existe e que população é de robôs

Atualizado em 26 de outubro de 2024 às 8:05
Visão aérea de Sydney, um dos principais pontos turísticos da Austrália. Foto: reprodução

Teóricos da conspiração que defendem a teoria da Terra plana agora avançam com uma nova ideia polêmica: a “Austrália falsa”. Segundo o jornal britânico Mirror, a alegação de que o maio país da Oceania não existe teve início em uma postagem viral no Facebook e vem ganhando adeptos em reuniões e fóruns online.

A proposta sugere que as 24 milhões de pessoas residentes do país, na verdade, não são humanas, mas “personas” geradas por computador.

Shelley Floryd, que se apresenta como pesquisadora autônoma e figura central da teoria, alega que o continente australiano é uma invenção criada para ocultar um suposto massacre em massa.

“É uma farsa feita para acreditarmos que a Grã-Bretanha transferiu criminosos para algum lugar do mundo, quando, na verdade, todos eles foram colocados em navios e morreram afogados. Esse país é uma mentira para encobrir um dos maiores assassinatos em massa da história. Se você, turista, pensa que já o visitou, sinto lhe informar que foi enganado”, afirmou Floryd em sua página no Facebook.

O movimento ganhou fôlego durante a primeira Convenção da Terra Plana no Reino Unido, realizada em Birmingham, onde mais de 200 teóricos da conspiração se reuniram para discutir a estrutura do planeta e outras supostas “farsas globais”.

Durante o evento, nove palestrantes subiram ao palco para explicar por que acreditam que a Terra seria um “disco gigante”, além de argumentar contra a existência da Austrália. Dave Marsh, um funcionário do Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico e defensor das teorias conspiratórias, aproveitou a convenção para apresentar sua visão sobre a gravidade.

Conspiracionistas alegam que a Terra seria plana “como um disco”. Foto: reprodução

“Minha pesquisa destrói a cosmologia do Big Bang. Ela é toda estruturada na ideia de que a gravidade não existe, e a única força verdadeira na natureza é o eletromagnetismo”, afirmou Marsh, que compartilha a opinião de Floryd sobre a existência de uma conspiração global para esconder a verdade.

De acordo com os terraplanistas, essa versão do mundo seria mantida por instituições como a NASA, que, segundo eles, esconde fatos para manter a ideia de que a Terra é redonda.

Estudos científicos amplamente aceitos, baseados em tecnologias como satélites e GPS, além de imagens capturadas do espaço, são rejeitados pelos defensores da Terra plana. A NASA já se pronunciou oficialmente sobre o assunto, assegurando que “evidências irrefutáveis” comprovam a esfericidade da Terra.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.