Trump anuncia republicana linha dura pró-Israel para representar EUA na ONU

Atualizado em 11 de novembro de 2024 às 12:23
O recém-eleito presidente dos EUA Donald Trump (à direita) e Elise Stefanik em evento de campanha em Concord, New Hampshire, em 19 de janeiro de 2024 – Foto: Reprodução

Donald Trump anunciou Elise Stefanik como sua escolha para representar os EUA na ONU (Organização das Nações Unidas). A parlamentar tem sido uma defensora veemente de um apoio irrestrito a Israel, criticando o posicionamento do presidente Joe Biden na guerra em Gaza. Ela tem afirmado que os EUA devem oferecer assistência completa a Israel em sua luta contra o Hamas.

A deputada republicana foi responsável por liderar pressões contra reitores de universidades americanas que permitiram manifestações pró-palestinas. Stefanik argumentou que tais atos poderiam ser entendidos como apoio ao “genocídio” contra os judeus, aumentando as tensões em campus universitários.

Em um discurso no Parlamento de Israel no início do ano, Stefanik reforçou sua defesa por uma ajuda militar total para Israel, afirmando que o país deve receber “o que precisa, quando precisa, sem condições”. Esse posicionamento reflete uma linha dura em relação à ofensiva contra o Hamas em Gaza.

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden – Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

A decisão de Biden de suspender temporariamente o envio de armas a Israel causou tensões diplomáticas, mas foi revertida com a aprovação de um pacote de ajuda de US$ 1 bilhão em armas para o aliado no Oriente Médio. Stefanik aproveitou para criticar qualquer restrição à ofensiva de Israel, defendendo “a vitória total” sobre o Hamas.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line