FBI alerta público sobre perigo de apontar lasers contra aeronaves e drones

Atualizado em 16 de dezembro de 2024 às 23:21
Foto mostra o que parecem ser vários drones voando sobre Bernardsville, Nova Jersey. Foto: Brian Glenn/TMX via AP

O FBI de Newark e a Polícia Estadual de Nova Jersey emitiram uma nota nesta segunda-feira (16) pedindo ao público que não aponte lasers ou atire contra drones.

Moradores de Nova Jersey, nos Estados Unidos, relataram terem visto objetos voadores não identificados (OVNIs) sobrevoando diferentes regiões do estado. O FBI iniciou uma investigação para apurar os episódios.

Segundo o FBI, pilotos de aeronaves tripuladas têm sido atingidos nos olhos por lasers, “porque pessoas em solo pensam que estão vendo UAS (Sistema de Aeronave Não Tripulada, em inglês)”.

“Há também uma preocupação com pessoas possivelmente disparando armas contra o que acreditam ser um UAS, mas que pode ser uma aeronave tripulada”, disse o FBI de Newark.

O órgão de inteligência e investigação destacou que “pode haver consequências perigosas e possivelmente fatais se aeronaves tripuladas forem erroneamente identificadas como UAS”.

“A identificação incorreta geralmente ocorre quando os UAS são confundidos com objetos mais familiares, como aeronaves tripuladas, satélites de baixa órbita ou corpos celestes, como planetas ou estrelas”, explicou.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line