Galípolo a Caetano: escolher palavras para a ata do Copom é uma arte

Atualizado em 12 de fevereiro de 2025 às 23:40
Gabriel Galípolo durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, revelou durante uma palestra no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (12) que teve uma conversa com o cantor e compositor Caetano Veloso sobre os textos das atas do Copom. O Comitê justifica suas decisões sobre a taxa básica de juros nesses documentos.

“Outro dia, o Caetano Veloso veio me perguntar sobre Forward Guidance [indicações futuras sobre a taxa de juros] e a redação da ata do Copom. Eu comecei a explicar sobre a escolha de palavras, e ele disse: ‘Então é igual fazer poesia’”, contou Galípolo. “Eu respondi: ‘Caetano, eu tenho certeza de que as pessoas não têm o mesmo prazer lendo suas poesias e a ata do Copom, mas também é uma arte escolher as palavras’”, brincou.

O economista destacou a importância de o Banco Central aprimorar sua comunicação com a população. Segundo ele, os bancos centrais estão cada vez mais desafiados a falar com um público amplo, tanto pela necessidade de prestação de contas quanto pelo combate à desinformação.

Ata do Copom e a Selic

A ata do Copom tem sinalizado o rumo da política monetária e da taxa de juros. No documento de dezembro, quando a Selic subiu de 11,25% para 12,25%, o Banco Central indicou novas altas de 1 ponto percentual nas “próximas duas reuniões”. Já na ata de janeiro, que confirmou a elevação para 13,25%, o BC mencionou apenas a necessidade de uma nova alta em março, deixando em aberto o que acontecerá a partir de maio.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line