
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi informado na noite desta terça-feira (18) pelo ministro da Defesa, José Múcio, sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.
Lula participava de um jantar em homenagem ao presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio do Itamaraty.
Durante o evento, Múcio se dirigiu à mesa em que estavam os chefes de Estado e conversou com Lula. O ministro também informou ao petista quantos militares foram denunciados.
Em seguida, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, mostrou a Lula uma notícia sobre a denúncia em seu celular. Logo depois, Barroso deixou o jantar.
?AGORA: O presidente Lula é informado pelo Ministro da Defesa, José Múcio, de que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado.
— CHOQUEI (@choquei) February 19, 2025
Bolsonaro é acusado de cinco crimes: organização criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Outras 33 pessoas foram denunciadas pela PGR, incluindo o ex-ministro Walter Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022 e, atualmente, está preso preventivamente.