
Uma grande queda de energia atingiu diversas regiões do Chile nesta terça-feira (25), incluindo a capital, Santiago, onde o serviço de metrô foi interrompido. De acordo com o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), o apagão afetou 14 das 16 regiões do país.
O governo chileno decretou estado de emergência e impôs toque de recolher das 22h às 6h (horário local), abrangendo desde Arica, no norte, até Los Lagos, no sul. A ministra do Interior, Carolina Toha, afirmou que o apagão generalizado foi causado por uma falha na linha de transmissão no norte do país, descartando a possibilidade de ataque cibernético.
Entre os locais afetados estão áreas industriais e mineradoras, incluindo a Codelco, maior produtora de cobre do mundo. A estatal informou que suas minas Chuquicamata, Andina, Salvador e El Teniente ficaram sem energia.
?? Un apagón masivo dejó a más de 20 millones de personas sin luz en Chile
? El 98% de la población se quedó sin suministro en Arica, Parinacota y Los Lagos.
? Según el Coordinador Eléctrico Nacional, fue por "una desconexión del sistema de transmisión en el Norte Chico". pic.twitter.com/REPm8Q0KtH
— Filo.news (@filonewsOK) February 25, 2025
A falta de eletricidade causou um apagão completo em Santiago, deixando ruas às escuras enquanto sirenes de veículos de emergência ecoavam pela cidade. O metrô foi fechado, forçando a evacuação de passageiros de trens parados. Diante da crise, o Ministério do Interior anunciou a mobilização das Forças Armadas para manter a ordem em todo o país.
O coordenador nacional de eletricidade do Chile, Ernesto Huber, afirmou que não há prazo definido para a normalização total da energia, mas algumas regiões do norte e do sul já começaram a recuperar o fornecimento.
A ministra Carolina Toha declarou que a eletricidade deve retornar gradualmente nas próximas horas, mas não descartou a possibilidade de novas medidas caso o problema persista.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line