
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta quarta-feira (26) um vídeo gerado por inteligência artificial, apresentando seu “plano” para transformar Gaza em uma “Riviera do Oriente Médio”.
O vídeo foi publicado em sua rede social, Truth Social, e começa mostrando uma representação de Gaza devastada pela guerra, seguida pela pergunta: “Gaza, 2025. O que vem depois?”.
Na sequência, a região aparece completamente transformada, com arranha-céus modernos, iates luxuosos nas praias e carros esportivos circulando por ruas sofisticadas. No centro dessa versão utópica, um edifício chama a atenção com o letreiro “Trump Gaza”, acompanhado de uma estátua dourada gigante do republicano. O bilionário Elon Musk e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também aparecem na animação.
Ao fundo, uma trilha sonora, também gerada por inteligência artificial, promove a ideia do empreendimento e traz dizeres como “Trump vai te libertar” e a promessa de um “futuro dourado, uma vida totalmente nova” para os habitantes da região.
“Donald está indo libertar vocês // levando luz para todos verem // sem mais túneis, sem mais medo // Trump Gaza finalmente está aqui // Trump Gaza brilhando, um futuro de ouro, uma nova vida // festa e dança, o acordo está feito // Trump Gaza, o número um”, diz a canção tosca.
Donald Trump posta vídeo gerado por Inteligência Artificial simulando o "futuro" de Gaza de acordo com seu plano de limpeza étnica de palestinos e tomada à força do território.
O vídeo mostra o próprio Trump jogando dinheiro para o alto em cassinos em Gaza e até uma estátua… pic.twitter.com/nJKIaQYPoW
— FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil (@FepalB) February 26, 2025
A proposta de Trump
Trump quer que os Estados Unidos assumam o controle da Faixa de Gaza e sugeriu a realocação de mais de dois milhões de habitantes para a Jordânia e o Egito. Com a retirada da população local, seu plano prevê a construção de uma “Riviera do Oriente Médio” no território.
Em uma coletiva de imprensa no início de fevereiro, ao lado de Netanyahu, Trump afirmou que a ideia é erguer “moradias de ótima qualidade, como uma cidade bonita, um lugar onde eles podem viver e não morrer”.
A proposta, no entanto, foi amplamente rejeitada por diversos países. A Liga Árabe, que representa 22 nações, recusou a ideia da remoção forçada de palestinos para que os americanos assumam o controle de Gaza. Além disso, alguns desses países anunciaram que apresentarão suas próprias propostas para a reconstrução da região.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line