
De saída do cargo, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o presidente Lula justificou que precisava fazer uma “mudança de perfil” ao demiti-la. Ela recebeu a notícia nesta terça (25) e conversou com jornalistas na manhã desta quarta (26) na porta da sede da pasta.
“A conversa com o presidente tem o tom dele me comunicar sua avaliação desse segundo momento do governo, vamos dizer assim. E que ele achava importante uma mudança de perfil à frente do Ministério da Saúde e me agradecendo pelo trabalho realizado”, afirmou Nísia.
Questionada sobre o que significa buscar uma mudança de perfil na pasta, ela afirmou que a troca tem “dimensões técnico-políticas”. “O que eu disse para ele e repito aqui: ele é o técnico de um time, faz parte da vivência de qualquer governo substituição de ministros”, prosseguiu.
Nísia ainda negou que estava em um processo de “fritura” e criticou veículos de imprensa por dizerem que ela teria feito uma “reunião de despedida” na última semana. “Isso é inconcebível, não deveria acontecer. Deveriam apurar os fatos e não antecipar decisões do presidente”, completou.
Nísia Trindade diz que saída do Ministério da Saúde é para 'mudança de perfil' à frente da pasta: "O presidente entende que as dimensões técnico-políticas, no meu entendimento do que ele me relatou, são importantes nesse momento (…). Isso nada depõe em relação ao meu trabalho.… pic.twitter.com/BU3Uj0E440
— GloboNews (@GloboNews) February 26, 2025
A demissão de Nísia ocorre em meio a uma reforma ministerial e ela será substituída por Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais. Ela foi anunciada na pasta durante a transição de governo.
O Ministério da Saúde é visto pelo Palácio do Planalto como uma pasta estratégica para implementar políticas públicas e Nísia vinha enfrentando críticas dentro do governo e do Congresso Nacional nos últimos meses.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line