Vereador bolsonarista diz que Pé-de-Meia é para financiar usuários de drogas

Atualizado em 6 de março de 2025 às 21:02
O vereador Edson Nascimento (PP-RS) na Câmara de Vereadores de Passo Fundo (RS). Foto: Reprodução

 

A sessão plenária da Câmara de Vereadores de Passo Fundo (RS), realizada na última quarta-feira (5), foi marcada por declarações polêmicas e ataques ao governo federal. O momento mais controverso da reunião ocorreu com a apresentação de uma moção de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, proposta pela bancada bolsonarista. A alegação para a iniciativa foi uma acusação de “fake news” associada às chamadas “pedaladas fiscais” no âmbito do programa “Pé-de-Meia”, um programa federal de incentivo à educação.

O debate escalou com uma série de declarações agressivas sobre o programa. O vereador Edson Nascimento (PP) criticou duramente a iniciativa, associando-a negativamente ao uso de substâncias ilícitas. “Não podemos ser coniventes. O melhor programa é quando o pai coloca o filho para trabalhar e ensina a ganhar seu sustento, não para ficar em casa, recebendo mil ou quinhentos reais, fumando droga, usando crack e bebendo cachaça”, afirmou Nascimento. Ele ainda questionou o valor do apoio concedido aos alunos: “Os professores não ganham um bom salário e o presidente quer dar mil reais para os alunos?”

O presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo (RS), Gio Krug (PSD). Foto: Reprodução

A sessão também contou com críticas do presidente da Câmara de Vereadores, Gio Krug (PSD), que classificou o programa como uma “política de socialismo escravo”. Durante seu discurso, Krug afirmou: “Eu já acho um absurdo um programa pagar para um aluno estudar, para crescer na vida. Isso sim é uma política de socialismo escravo. Ninguém nunca me pagou para estudar, e agora querem pagar para o jovem estudar? Isso é a mesma coisa que o Bolsa Família, criando uma escravidão e um voto de cabresto.”

O programa “Pé-de-Meia” é uma iniciativa federal de incentivo financeiro-educacional, voltada a estudantes matriculados no ensino médio público que são beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Seu objetivo é promover a permanência e a conclusão do ensino médio, democratizar o acesso à educação e reduzir desigualdades sociais entre jovens, além de fomentar a inclusão educacional e estimular a mobilidade social.

Veja o vídeo:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Thiago Suman
Jornalista com atuação em rádio, TV, impresso e online. É correspondente do Daily Mail, da Inglaterra, apresentador do DCMTV e professor de filosofia e sociologia, além de roteirista de cinema e compositor musical premiado em festivais no Brasil e no mundo