Estrelas cravam Wembanyama como futuro melhor defensor na NBA

Atualizado em 17 de março de 2025 às 15:37

Foto: Thomas S via Flickr (CC BY-SA 2.0)

Escolhido pelo San Antonio Spurs na primeira posição do draft de 2023, Victor Wembanyama está em sua segunda temporada na NBA e comprova toda a expectativa gerada.

Em destaque, Wemby quebra recordes em quadra e agita plataformas como a KTO Brasil, chamando a atenção dos apostadores. Saiba quando apostar e quando parar.

Em sua primeira temporada, foram 71 jogos, e o gigante de 2,24 m teve médias de 21,4 pontos, 10,6 rebotes, 3,9 assistências, 1,2 roubos de bola e 3,6 tocos por jogo.

Já na temporada em andamento, os números são ainda melhores, com 24,6 pontos, 10,8 rebotes, 1,1 roubos e 4 tocos nos primeiros 37 jogos.

Wemby quebra recordes

Victor Wembanyama está quebrando recordes no basquete com apenas uma temporada e meia na NBA. Um deles foi entrar para uma lista com Tim Duncan e David Robinson como os únicos novatos a registrarem ao menos oito bloqueios pelo Spurs.

O francês também se tornou o primeiro novato na história da NBA a alcançar 20 pontos, 5 rebotes, 5 assistências e 5 bloqueios em um jogo. Além disso, superou Dwight Howard como o novato com mais duplo-duplos consecutivos, com oito.

Wemby se tornou o mais jovem a registrar um 5×5, com 27 pontos, 10 rebotes, oito assistências, cinco roubos de bola e cinco bloqueios. Ele também teve jogos consecutivos com 25 pontos, 10 rebotes, 5 assistências e 5 bloqueios, outro feito marcante.

Victor Wembanyama também se tornou o jogador mais jovem a registrar 200+ bloqueios e 100+ arremessos de três pontos em uma temporada, juntando-se a Raef LaFrentz como os únicos a atingir essa marca. Além disso, quebrou o recorde dos 200 bloqueios mais rápidos.

Nos primeiros 100 jogos do jovem na NBA, ele acumulou 2.273 pontos, 366 tocos e 225 bolas de três pontos. Com esses números, superou diversas lendas, como LeBron James em pontos, Shaquille O’Neal e Dikembe Mutombo em tocos, e Stephen Curry em cestas de três.

Ao lado de Manute Bol, o francês é o único novato a liderar a liga em bloqueios por jogo e no total de uma temporada. Com todos esses feitos, foi eleito o Novato do Ano de forma unânime na NBA em 2024.

DeMarcus Cousins faz previsão para Wmbanyama

DeMarcus Cousins, um dos pivôs mais promissores dos últimos anos, mas que teve a carreira marcada por lesões, fez uma previsão ousada para Victor Wembanyama.

Segundo ele, o francês deve se tornar o melhor defensor da história da NBA, pois tem talento, altura e biotipo para isso de uma forma nunca vista no esporte.

“Victor Wembanyama pode fazer o que quiser em quadra. O talento está lá, o dom também. Agora, é questão de se manter saudável e consistente ao longo da carreira. No mínimo, ele será o maior defensor de todos. Estou dizendo isso agora: o maior”, destacou DeMarcus Cousins.

No último dia 14 de novembro, Wemby quebrou mais um recorde ao se tornar o jogador mais alto a marcar 50 pontos em um jogo na história da NBA. Sua evolução é nítida e mostra que pode render nos dois lados da quadra.