Colonos israelenses espancam codiretor de filme palestino vencedor do Oscar

Atualizado em 24 de março de 2025 às 17:54
O palestino Hamdan Ballal, codiretor do documentário “No Other Land”, vencedor do Oscar. Foto: Reprodução

Yuval Abraham, israelense codiretor do documentário vencedor do Oscar “No Other Land”, diz que colonos israelenses espancaram seu colega, o palestino Hamdan Ballal, ferindo sua cabeça e estômago.

Ainda segundo ele, Ballal foi sequestrado por soldados israelenses dentro da ambulância em que era transportado. Até o momento, seu paradeiro é desconhecido. As informações foram publicadas por Abraham nas rede sociais.

“Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, codiretor do nosso filme no other land. Eles o espancaram e ele tem ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então”, diz o cineasta.

Yuval divulgou, pouco depois, um vídeo que mostraria um ataque de colonos contra ativistas no vilarejo onde vive Ballal. Ele afirmou que o grupo se assemelha à Ku Klux Klan. Nas imagens, um homem mascarado aparece ameaçando pessoas e atirando pedras.

“O grupo de colonos mascarados e armados, semelhantes aos da KKK, que lincharam o diretor de No Other Land, Hamdan Ballal (ainda desaparecido), foi flagrado aqui pela câmera”.

Já o outro diretor do filme, Basel Adra, compartilhou uma foto da casa de Ballal e contou que estava com o filho de 7 anos do colega.

O documentário “Sem Chão” (No Other Land, no original) venceu o Oscar de Melhor Documentário em 2025. O filme conta a história da comunidade palestina de Masafer Yatta, na Cisjordânia ocupada.

“Sem Chão” mostra a luta da comunidade palestina de Masafer Yatta contra a ocupação israelense. O filme retrata a destruição de casas, o deslocamento forçado de moradores e a invasão de colonos judeus.

O documentário foi codirigido por Basel Adra, Hamdan Ballal, Rachel Szor e Yuval Abraham. Adra é um ativista palestino e Abraham é um jornalista israelense.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line