
Yuval Abraham, israelense codiretor do documentário vencedor do Oscar “No Other Land”, diz que colonos israelenses espancaram seu colega, o palestino Hamdan Ballal, ferindo sua cabeça e estômago.
Ainda segundo ele, Ballal foi sequestrado por soldados israelenses dentro da ambulância em que era transportado. Até o momento, seu paradeiro é desconhecido. As informações foram publicadas por Abraham nas rede sociais.
“Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, codiretor do nosso filme no other land. Eles o espancaram e ele tem ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então”, diz o cineasta.
A group of settlers just lynched Hamdan Ballal, co director of our film no other land. They beat him and he has injuries in his head and stomach, bleeding. Soldiers invaded the ambulance he called, and took him. No sign of him since.
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 24, 2025
Yuval divulgou, pouco depois, um vídeo que mostraria um ataque de colonos contra ativistas no vilarejo onde vive Ballal. Ele afirmou que o grupo se assemelha à Ku Klux Klan. Nas imagens, um homem mascarado aparece ameaçando pessoas e atirando pedras.
“O grupo de colonos mascarados e armados, semelhantes aos da KKK, que lincharam o diretor de No Other Land, Hamdan Ballal (ainda desaparecido), foi flagrado aqui pela câmera”.
Já o outro diretor do filme, Basel Adra, compartilhou uma foto da casa de Ballal e contou que estava com o filho de 7 anos do colega.
The group of armed KKK-like masked settlers that lynched No Other Land director Hamdan Ballal (still missing), caught here on camera. pic.twitter.com/kFGFxSEanY
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 24, 2025
O documentário “Sem Chão” (No Other Land, no original) venceu o Oscar de Melhor Documentário em 2025. O filme conta a história da comunidade palestina de Masafer Yatta, na Cisjordânia ocupada.
“Sem Chão” mostra a luta da comunidade palestina de Masafer Yatta contra a ocupação israelense. O filme retrata a destruição de casas, o deslocamento forçado de moradores e a invasão de colonos judeus.
O documentário foi codirigido por Basel Adra, Hamdan Ballal, Rachel Szor e Yuval Abraham. Adra é um ativista palestino e Abraham é um jornalista israelense.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line