VÍDEO – Trompetista é repreendido por policiais ao protestar contra Bolsonaro

Atualizado em 27 de março de 2025 às 14:42
Trompetista confronta policiais legislativos em meio a protesto contra Jair Bolsonaro no Senado Federal. Foto: Reprodução

Agentes da Polícia Legislativa repreenderam e tentaram afastar Fabiano Duarte, conhecido como “trompetista do PT”, do Senado Federal enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro conversava com jornalistas após se tornar réu por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele tocava músicas como a “Marcha Fúnebre”, de Chopin, e a canção “Tá na hora do Jair já ir embora”.

O ativista confrontou os policiais que tentaram afastá-lo e afirmou que tinha direito de protestar contra o ex-presidente em via pública. Um vídeo gravado por uma pessoa que estava no local mostra a discussão.

“O que é isso? Não existe isso. Se eu estou errado, me prenda. Onde você viu na Constituição? Isso é via pública. Eu sei a Constituição e se eu quiser continuar tocando, eu vou continuar tocando. Você não tem nada a ver com isso. Eu toco onde eu quiser, se eu estiver em via pública… Eu vou continuar tocando”, afirmou.

O trompetista ainda disse que a Constituição Federal garante a livre manifestação de pensamento e continuou tocando o instrumento. “Eu estou me manifestando, como se tivesse um carro de som, mas aqui eu tenho um trompete. E azar do Bolsonaro que eu tenho um trompete”, afirmou o ativista, enquanto os policiais legislativos diziam que ele estava “atrapalhando” o ex-presidente.

Bolsonaro conversou com jornalistas na tarde desta quarta (26) no Senado Federal e falou sobre a votação da Primeira Turma do STF que aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele e aliados.

A manifestação do trompetista foi ouvida em diversas transmissões de TV que mostravam as declarações de Bolsonaro. Inicialmente, Bolsonaro estranhou o som e depois riu ao identificar a “Marcha Fúnebre”. “Saudades do meu tempo de quartel. Toque de corneta”, afirmou.

Em entrevista, Duarte ironizou a reação de Bolsonaro. “Ele riu? Que bom. Ele riu porque está com medo do que vai acontecer com ele. Então ele tem que disfarçar o desespero rindo”, afirmou.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line