Instituto Locomotiva: Lula vence em 2026 e direita repete erros da esquerda em 2018

Atualizado em 9 de abril de 2025 às 23:08
presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sorrindo e olhando para o lado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Reprodução/Agência Brasil

Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para vencer as eleições de 2026 e conseguir seu quarto mandato como chefe do governo brasileiro. Em entrevista ao jornal O Globo, ele avaliou que o petista ainda tem muito tempo para virar o jogo no que se refere à queda de popularidade apontada em algumas pesquisas:

Quase todos os meus entrevistados nos últimos meses previram uma derrota de Lula em 2026 depois das pesquisas mostrarem que o petista despencou em popularidade do ano passado para cá. Você tem dito que pensa o contrário nas suas apresentações e gostaria de saber o motivo de nadar contra a corrente.

Quem diz que sabe o que vai acontecer dois anos antes da eleição está mal informado ou tem má fé. Política não é ciência exata, é ciência humana. Até 2026, leis podem ser aprovadas, políticas públicas de meio de mandato estão sendo lançadas… O Brasil já teve facada, queda de avião. Dito isso, sem medo de errar, considero Lula favorito em 2026. Ele terá a máquina no ano que vem. […]

No entanto, segundo a última pesquisa Quaest, já chegou a 62% o patamar dos eleitores que não querem que Lula seja candidato à reeleição em 2026…

Certo, mas tão importante quanto entender as demandas dos eleitores, é preciso compreender as ofertas apresentadas. Eleição é um processo relacional. As pessoas não decidem em cima do que elas querem, mas sim do que elas não querem. Eu estou assistindo a direita cometendo os mesmos erros que a esquerda em 2018. Mesmo inelegível, Jair Bolsonaro está dizendo que vai registrar a candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como o Lula fez. Ou seja, mesmo sendo moderado, o candidato que a direita vai lançar precisará embarcar nessa e topar ser vice dele até a hora que o cabeça de chapa mudar? É uma cilada montada. Esse nome vai herdar a rejeição do Bolsonaro. Outro ponto: em um cenário de prisão do ex-presidente, o tal candidato da direita vai prometer anistia a ele? Isso vai virar tema de campanha. As pessoas vão votar em alguém que vai tirar o Bolsonaro da cadeia?

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, de camiseta branca, com expressão reflexiva, de perfil
Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva – Divulgação

Não acha que está subestimando a capacidade de a prisão de Bolsonaro mobilizar as ruas?

Acho que só vai emocionar os jornais. Igual ao período em que o Lula foi preso. Claro que teremos os radicais, pode ter acampamento como em Curitiba. Mas esse tema só vai servir para colar mais ainda a rejeição do Bolsonaro ao candidato da direita.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se vende como um político da centro-direita moderada. Ele não conseguiria escapar dessa rejeição?

Enquanto Tarcísio não pontuar de maneira relevante na pesquisa espontânea, ele não pode ser considerado viável. Essa é aquela época do ano em que marqueteiros querem ganhar contas. Estão dizendo para ele que, embora seja desconhecido no Brasil, quem o conhece, o adora. É blá-blá-blá de pré-campanha. Deixa uma campanha eficiente vir e colar o Bolsonaro nele para você ver o que vai acontecer… […]

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.