
A missa de funeral do Papa Francisco está sendo celebrada desde as 5h (horário de Brasília), na Praça São Pedro.
A cerimônia é presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais. O caixão, fechado, permanece diante do altar externo da basílica, enquanto a liturgia inclui leituras dos Atos dos Apóstolos, da Carta de São Paulo aos Filipenses e do Salmo 22 (23): “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”. O Evangelho, segundo João, apresenta o momento em que Jesus pergunta a Pedro três vezes se ele o ama e pede que ele apascente suas ovelhas.
Durante a homilia, Battista Re refletiu sobre a vida e a missão de Francisco e dirige mensagens aos cardeais que participarão do conclave, sobre o perfil esperado para o próximo pontífice. Ao longo da celebração, orações são feitas pela alma e pelo descanso do papa. Ao final, ocorre o rito “Ultima Commendatio et Valedictio”, marcando a despedida antes do sepultamento.
Centenas de milhares de fiéis e líderes de todo o mundo participam da celebração no Vaticano, que será seguida por um cortejo até a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde o pontífice será enterrado.
Movimentação no Vaticano
Desde a madrugada, fiéis chegam ao Vaticano para garantir um lugar na Praça São Pedro e dar adeus ao Papa Francisco, falecido aos 88 anos na segunda-feira (21). O acesso ao local foi liberado pouco depois das 6h locais (1h da manhã em Brasília). Muitos levam bandeiras de seus países ou carregam fotos do “papa dos pobres”.
O esquema de segurança é intenso, com agentes da polícia do Vaticano e dos Carabinieri italianos. A entrada é controlada com scanners de raio-x, similar a um procedimento de aeroporto.
A cerimônia
A celebração conta com 980 concelebrantes — entre cardeais, bispos e padres — além de 200 ministros da comunhão e mais de 4.000 sacerdotes. Cerca de 200 mil pessoas acompanham o funeral, segundo estimativa dos organizadores. Cinco telões instalados na praça transmitem a cerimônia ao público.
Símbolos e tradição
As vestes litúrgicas usadas pelos concelebrantes são vermelhas, representando o sangue dos mártires e o Espírito Santo — a mesma cor escolhida para vestir o papa após sua morte.
Presença de autoridades
Líderes mundiais marcam presença na despedida. De acordo com o Vaticano, 130 delegações estrangeiras participam da cerimônia, incluindo 50 chefes de Estado e 10 monarcas.
O protocolo estabelece que, na primeira fila, fiquem os presidentes da Argentina (país natal de Francisco) e da Itália, seguidos pela realeza e demais líderes organizados em ordem alfabética (em francês).
Entre os presentes estão os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; da França, Emmanuel Macron; e dos Estados Unidos, Donald Trump.
A América do Sul é representada pelos presidentes Javier Milei, da Argentina, e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, acompanhado da primeira-dama Janja.
Missa Exequial em intenção de Sua Santidade o Papa Francisco
? @ricardostuckert pic.twitter.com/fTntThfZ4L
— Lula (@LulaOficial) April 26, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line