
Jair Bolsonaro (PL) confirmou sua presença no ato pró-anistia marcado para esta quarta-feira (7) em Brasília. O evento ocorrerá no Eixo Monumental, com concentração às 16h, na Funarte, próximo à Torre de TV.
O ex-presidente, que recebeu alta no domingo (3) após 22 dias internado devido a uma cirurgia no intestino, afirmou em vídeo compartilhado em seu perfil no X que pretende se juntar à manifestação logo no início.
Os bolsonaristas ocuparão duas faixas do Eixo Monumental até a Esplanada dos Ministérios, com uma terceira faixa reservada para segurança.
O trajeto se estenderá até a Avenida José Sarney, antes do Congresso Nacional, que estará protegido por grades. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçará o efetivo para garantir a segurança do evento.
– BOLSONARO EM BRASÍLIA!
– Caminhada pela Anistia, Torre de TV, às 16h. pic.twitter.com/ZjGpU2M442— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 7, 2025
Presença de Bolsonaro desagrada aliados
A participação do ex-chefe de Estado pode desagradar uma parte de seus aliados. O principal motivo seria a recomendação médica para que Bolsonaro descanse, devido à complexidade da cirurgia pela qual passou – há receio de que ele possa desenvolver uma infecção ao ficar em contato com muitos apoiadores.
Aliados também temem que um possível fracasso da manifestação tenha impacto político para o ex-presidente. A previsão é de que o evento perca força por ocorrer em um dia de semana, o que pode resultar em um público menor.
O objetivo da manifestação é pressionar pela aprovação do projeto de lei que visa anistiar os presos condenados pela participação nos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023, responsáveis pela depredação da Praça dos Três Poderes. Bolsonaro seria beneficiado caso o PL seja aprovado, já que, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), ele se tornou réu por tentativa de golpe de Estado.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line