Bastidores da Globo: diretora faz atriz chorar, xinga funcionários e é acusada de maus-tratos

Atualizado em 12 de maio de 2025 às 22:38
Diretora da Globo Amora Mautner. Foto: Reprodução

A diretora de novelas Amora Mautner, atualmente à frente de “Eta Mundo Melhor”, da TV Globo, está sendo acusada de maus-tratos aos funcionários nos bastidores da emissora. Segundo o Metrópoles, ela teria disparado xingamentos contra figurantes, produtores e até atores em início de carreira. A produção confirmou a situação e disse que o clima nos bastidores é de tensão.

Em um episódio recente, a diretora foi filmada afirmando que fez uma atriz famosa chorar durante uma gravação. “Eu não aguento ator que vem premeditado de casa”, disse Mautner. “Tem uma atriz, não vou dizer o nome que ela vai ficar com raiva de mim, eu amo ela, tá tudo certo, mas eu (…) fui gravar uma externa. Aí gravou, ela começou falando alguma coisa. Cancelei a externa. Fomos gravar no estúdio no dia seguinte”.

“Ensaiamos quatro cenas com a mulher, olhei pra ela e falei ‘Vem cá, estou odiando trabalhar com você. Vou te falar duas coisas: opção um, não vamos crescer nisso, vamos cada uma fazer seu papel básico, eu mando e você obedece’. Péssimo, acabou o dia deprimida as duas. ‘Opção dois, vou me abrir pra você e você vai se abrir pra mim’. Foi horrível. Chorou. Chorou, já tá bom. Alguma coisa viva veio (…) Ficou deprimida, voltou linda no dia seguinte”, concluiu.

 

Além das críticas, Mautner teria feito comentários ofensivos sobre o peso e a aparência de alguns membros da produção, algo que gerou desconforto entre os funcionários. “Ela fala na frente de algumas pessoas, não é tão escondido assim. Não é uma coisa que ela fala em particular. Com os famosos, não”, disse uma figura presente nos bastidores, que pediu para não ser identificada. “Ela já até pediu a demissão de algumas pessoas”.

As acusações contra Mautner incluem também episódios de agressividade. Ela teria feito um escândalo por causa da demora de um carrinho elétrico que deveria a transportar entre pontos de gravação. “Ela gritou com os produtores e até com um figurante, que chegou a passar mal”, relatou um profissional presente no local. “A gritaria rolou pra todo mundo escutar, todos que passavam no corredor presenciaram o constrangimento da produção tentando acalmar ela e controlar a confusão”.

Profissionais envolvidos na produção da novela expressaram receio de denunciar os maus-tratos devido ao medo de represálias. “Muita gente da equipe cogita largar a novela por não conseguir lidar com os maus-tratos dela”, disse outro funcionário.

A TV Globo ainda não se manifestou oficialmente sobre as denúncias feitas contra a diretora.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line