
O líder do partido de extrema-direita Chega, André Ventura, precisou deixar um comício em Tavira, no Algarve, após passar mal durante um discurso realizado na reta final da campanha para a eleição ao Parlamento de Portugal, marcada para o próximo domingo.
Enquanto falava a seus apoiadores, Ventura, de 42 anos, interrompeu o discurso para beber água, levou a mão ao peito e caiu no palco, aparentemente com dificuldade para respirar. O incidente gerou preocupação entre os presentes.
Imediatamente, seguranças e correligionários o socorreram e o retiraram do local. Duas ambulâncias foram acionadas e prestaram os primeiros atendimentos no local antes de Ventura ser encaminhado ao Hospital de Faro, onde foi submetido a exames.
URGENTE ?
Candidato da direita nas eleições para primeiro Ministro e líder nas pesquisas em Portugal, bebe água e em seguida tem mal súbito, levando a mão ao coração quando estava discursando.pic.twitter.com/2CH4GsnXHn— advmoreira (@advmoreira_ue) May 13, 2025
De acordo com Pedro Pinto, líder parlamentar do Chega, André Ventura estava consciente no momento do resgate, e um infarto foi descartado pela equipe médica.
A situação ocorre em meio a uma campanha marcada por tensões. O partido Chega, conhecido por sua postura anti-imigração e falas polêmicas, quadruplicou sua bancada parlamentar nas eleições de 2024, passando a contar com 50 deputados. Ventura também tem enfrentado protestos, especialmente de representantes da comunidade cigana, que o acusam de discurso racista.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line