
Um áudio revelado pela Polícia Federal (PF) mostra o agente Wladimir Matos Soares, de 53 anos, mencionando um grupo armado preparado para prender ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e disposto a usar violência extrema, incluindo a frase “matar meio mundo”, caso fosse necessário, conforme informações do G1.
Wladimir, preso por envolvimento na trama golpista de 2022, também criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dizendo que ele “deu para trás” ao não autorizar ações mais duras para impedir a posse do presidente Lula (PT). Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
De acordo com os investigadores, o bolsonarista “admitiu em mensagem de áudio que integrava uma equipe de operações especiais, pronta para defender o então presidente Jair Bolsonaro, com um poder de fogo elevado para, em suas próprias palavras, ’empurrar quem viesse à frente’.”
As gravações
A perícia da PF encontrou, nos aparelhos do policial federal, gravações nas quais ele afirma que a equipe estava pronta para prender o ministro Alexandre de Moraes e outros membros do STF, desde que Bolsonaro desse o aval para agir.
“A gente tava preparado para isso, inclusive. Para ir prender o Alexandre de Moraes. Eu ia estar na equipe, ia botar para foder nesse filho da puta, mas não é assim”, disse Wladimir.
Segundo o agente, a operação não aconteceu porque Bolsonaro não deu a ordem esperada. “A gente tava pronto, só que aí o presidente… Esperávamos só o ok do presidente, uma canetada para a gente agir. Só que o presidente deu para trás”, relatou em um dos áudios.
Wladimir revelou ainda a disposição do grupo golpista para atos violentos contra opositores: “A gente ia com muita vontade, ia empurrar meio mundo de gente, pô, matar meio mundo de gente. Não ia estar nem aí.”
▶️VÍDEO: Áudios revelam policial baiano dizendo para prender ministros e “matar meio mundo” em 8/1
Confira?⤵️ pic.twitter.com/xwZxe1ocmt
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) May 15, 2025
Ele também acusou generais do Exército de terem recuado após negociações com o governo Lula. “Os generais foram lá e deram a última forma e disseram que não iam mais apoiar ele. Ou seja, foram… Na realidade, o PT pagou para eles, comprou esses generais”, declarou.
Frustração com Bolsonaro
O policial demonstrou frustração com Bolsonaro por ter perdido a chance de agir com firmeza: “Bolsonaro faltou um pulso para dizer: não tenho general, tenho coronel, vamos com os coronéis que a tropa toda queria. Só os generais que não deixaram”.
?️ Em áudio, policial cita equipe formada para prender ministros, 'matar meio mundo', e se queixa de Bolsonaro: 'Deu para trás' pic.twitter.com/KnYpkxmBiy
— Blog do Pávulo (@Blogdopavulo) May 15, 2025
Em conversas com outros membros da Polícia Federal, Wladimir expressou preocupação com a fuga do ex-presidente. Ele também comenta sobre a preparação para prender ministros do STF, chegando a receber a confirmação de apoio de um delegado: “Grande Wladimir! Estaremos eu e você.”
Desespero e arrependimento
Wladimir também demonstrou desespero e arrependimento ao ver Lula assumindo a presidência. “Minha vontade era chorar, meu estômago todo embrulhado. A vontade era chorar só”, desabafou.
O bolsonarista ainda projetou consequências negativas para o país, dizendo que “a Amazônia será vendida” e que “os caminhoneiros que tomaram multa vão continuar com suas multas”.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line