“Herói”: quem era o empresário que ajudou nos resgates em enchentes no RS

Atualizado em 26 de maio de 2025 às 15:02
O empresário Ronaldo Garbin (42), conhecido como “herói” por resgatar pessoas durante enchentes no Rio Grande do Sul em 2024. Foto: Reprodução

O empresário Ronaldo Garbin (42), lembrado como herói por sua atuação durante as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, era especialista em resgates e guia da rafting. Ele morreu no último sábado (24), em Caxias do Sul.

O homem ficou conhecido por atuar no salvamento de moradores ilhados, utilizando seus botes, e ajudar dezenas de moradores ilhados em áreas de risco ou de difícil acesso. Ronaldo também era dono de uma empresa de turismo, a Rota Aventura, que lamentou sua morte.

“É com a mais profunda dor no coração que hoje nos despedimos do nosso Garba, do nosso guerreiro, do nosso herói, da risada mais alegre, das piadas, das eternas brincadeiras da 5ª série, do nosso líder, do nosso guia, de quem fazia o nó que segurava todo mundo das cordas”, escreveu a companhia.

Morador de Bento Gonçalves, ele foi diagnosticado com leucemia em 2024 e começou o tratamento com medicamentos em agosto passado. Com a saúde debilitada por conta da imunidade baixa, ele foi internado em Caxias do Sul há poucas semanas.

Amigos e familiares de Ronaldo fizeram uma campanha nos últimos dias para busca doação de sangue e plaquetas nas redes sociais, mas o empresário não resistiu e morreu no fim de semana.

Guilherme Lovatel, funcionário da Rota Aventura, e o empresário Ronaldo Garbin. Foto: Reprodução

Pessoas próximas a Ronaldo fizeram homenagens após sua morte. “A vida ao teu lado foi linda! Meu protetor, meu herói, meu amor e agora meu anjo”, escreveu Jordana Troian, sua noiva. Guilherme Lovatel, funcionária da Rota Aventura, afirmou que tinha uma relação de “pai e filho” com ele. Um cara que não media esforços para ajudar o próximo. Deus precisava de um soldado forte e ele foi escalado”, afirmou ao g1.

Ronaldo também foi homenageado pela Prefeitura de Santa Tereza, município a Bento Gonçalves. “Sua dedicação, empatia e disposição para ajudar comunidades inteiras serão sempre lembradas”, afirmou a gestão municipal em nota.