
Um vídeo envolvendo o jornalista norte-americano Glenn Greenwald passou a circular nas redes sociais nesta semana. Nas imagens, Greenwald aparece vestido como uma empregada doméstica enquanto é insultado por um homem que o obriga a transferir R$ 10 mil via PayPal. A gravação, que parece registrar uma sessão de teor sadomasoquista, inclui frases como: “Lambe a p* da sola do meu pé”.
O homem dirige a Greenwald uma série de xingamentos e ordens, em tom autoritário e agressivo: “Seu m*, seu lixo, imundo”, diz ele, exigindo que o jornalista demonstre submissão. Em outro momento, afirma: “Você é meu escravo. Você vive para quê? Eu vivo para meu irmão e para Deus e para o Senhor.” A exigência financeira também aparece de forma repetida, com o agressor cobrando: “Vai fazer PayPal para mim, vai. Agora, vai, vai, vai, faz dez mil para mim, c*.”
Frases como “qual o meu nome, p*?”, “quem é teu alfa?” e “bota roupinha hoje para o teu rei negro?” também estão presentes na gravação. O tom dominante do interlocutor inclui linguagem religiosa, racializada e de dominação hierárquica, enquanto Greenwald permanece calado e aparentemente submisso.
🇺🇸🇮🇱 So because Glenn Greenwald is speaking up for Palestine and harshly attacks Israel, someone leaks a a sexual video of him?
Isn’t that a conspiracy theory, that everyone is blackmailed by people who keep such videos of everyone for such purpose? pic.twitter.com/fLF5AJlAtF
— Lord Bebo (@MyLordBebo) May 30, 2025
Embora alguns usuários tenham levantado a possibilidade de manipulação por inteligência artificial, especialistas afirmam que o nível de realismo necessário para gerar vídeos longos, com fala sincronizada e expressões corporais complexas, ainda não é amplamente alcançável com as ferramentas atualmente disponíveis.
Também circulam especulações sobre a motivação da divulgação. Usuários nas redes sociais sugerem que o vídeo tenha sido exposto após críticas recentes de Glenn Greenwald a Israel, por conta das ações do país na Faixa de Gaza. “Então, só porque Glenn Greenwald está defendendo a Palestina e criticando duramente Israel, alguém vaza um vídeo sexual dele?”, escreveu um perfil, ecoando uma teoria amplamente compartilhada no X.
There's a four minute video of Glenn Greenwald in a maid outfit worshiping a black mans feet, then he logs into his paypal to send him $10,000 Brazilian dollars LMFAO
WHY IS THIS NOT ALL OVER THE INTERNET LMFAO pic.twitter.com/L9NXt8pDZM
— Ben Shapiro's Biceps 💪🍋🔆 (@conro) May 30, 2025
Manifestação
Greenwald se manifestou sobre seus vídeos íntimos vazados. Em post no X, ele diz que os registros são de sua “vida privada”, foram expostos sem seu “conhecimento ou consentimento” e que a motivação foi “política”.
“Ontem à noite, foram divulgados vídeos online que retratam comportamentos da minha vida privada. Alguns foram distorcidos e outros não. Foram publicados sem o meu conhecimento ou consentimento e, por isso, a sua publicação foi criminosa. Embora ainda não saibamos exatamente quem é o responsável, estamos perto de saber, e o motivo foi maliciosamente político”, escreveu.
Desde que compartilhou sua mensagem indignada, ele recebeu uma enxurrada de mensagens de apoio. Uma pessoa escreveu: “Você tem meu apoio incondicional! Não pare de dizer a verdade. Lamento que isso esteja acontecendo com você. Não vou assistir a nada que exponha sua vida privada sem sua autorização”.
“Precisamos nos unir. Obrigado por décadas de integridade, trabalho árduo e riscos pessoais para revelar e expor a verdade”, disse outro usuário.
Sobre os vídeos: pic.twitter.com/GA7RPPflLD
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 30, 2025