
O ex-presidente Jair Bolsonaro já decidiu qual será o futuro político de seu filho “02”, Carlos Bolsonaro (PL), atualmente vereador no Rio de Janeiro. Integrantes do partido já foram informados sobre a escolha dele e explicaram a estratégia.
Segundo a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, Carlos será candidato ao Senado Federal em 2026. Resta decidir por qual estado ele vai disputar, mas o ex-presidente terá que escolher algum que não seja o Rio de Janeiro.
As principais opções consideradas pelo clã são Santa Catarina ou São Paulo, caso o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) seja escolhido como candidato à Presidência. No Rio, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deve buscar a reeleição e a outra vaga está sendo disputada por membros do partido.
Na próxima eleição, cada estado vai eleger dois senadores. A decisão de lançar Carlos para o posto faz parte do plano de Bolsonaro de conseguir o maior número possível de aliados na Casa Legislativa, que tem a prerrogativa de discutir impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A escolha do estado se dá porque Eduardo, que fugiu para os Estados Unidos em março, tem como principal plano disputar vaga no Senado no próximo ano. Ciro Nogueira (PP-PI) diz que já conversou com ele para voltar ao Brasil e preparar sua candidatura.
“Conversei com ele e pedi para ele voltar. Para ele se candidatar, seja ao Senado ou à Presidência, ele tem que estar lá. Ele disse que topa”, disse o senador em um fórum organizado pelo grupo empresarial Lide nos Estados Unidos, no último dia 14.
Eduardo já condicionou sua volta ao Brasil à aplicação de sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, pelos Estados Unidos. “No meu entendimento, eu tenho afazeres ainda aqui nos EUA. Mas pretendo retornar, só não se sabe quando”, disse o “03”.