
Brian Chesky, cofundador e CEO global do Airbnb, afirmou em entrevista ao Globo que vê o Brasil com potencial para se tornar um dos maiores mercados da plataforma. Ele também comentou como a companhia enfrenta resistências ao seu modelo em diversos países:
O Airbnb cresce em vários países, como no Brasil, mas em algumas partes do mundo há cada vez mais restrições. Como lida com isso?
Lidamos tendo um relacionamento local com o governo. Na maioria das cidades para as quais viajo, eu me reúno com autoridades. Tentamos ser realmente bons parceiros. Parte de ser um bom parceiro é compartilhar informações e educar os reguladores sobre o que você faz, ser transparente sobre como opera, ouvir as preocupações deles, contribuir para criar uma regulamentação sensata e cumprir essas regulamentações. E temos tido realmente bons parceiros em todo o mundo. Temos regulamentações registradas em milhares de cidades. Remetemos US$ 13 bilhões em impostos de transporte e ocupação hoteleira desde que começamos. Nada disso teria sido possível sem parceria com governos.
E como isso tem sido feito?
Queremos que as cidades queiram a nossa presença. Isso exige que sejamos bons parceiros. Temos que investir nelas, passar tempo com elas e garantir que estamos proporcionando oportunidades econômicas para as pessoas. E eu acho que as cidades, de modo geral, estão percebendo… Sempre há exceções, mas, de modo geral, o que as pessoas percebem é, em primeiro lugar, que os anfitriões do Airbnb são, em sua maioria, pessoas comuns. São eleitores locais, professores, profissionais de saúde, estudantes. Em geral, alugam a casa onde vivem ou uma segunda casa. Alugam ocasionalmente. Aqui em Berlim, por exemplo, há uma restrição de 90 dias por ano. (…)

E qual a importância do Brasil para a empresa?
O Brasil é extremamente importante. Deve se tornar um dos maiores mercados do Airbnb no mundo. Está crescendo mais rápido que muitos outros países com populações maiores e até com PIBs maiores. Isso nos mostra que há algo no Airbnb que está ressoando de forma única no Brasil. Nossas expectativas são continuar investindo no país. Estou ansioso para ir ao Brasil. Não visito o Brasil há mais de 10 anos. Quero voltar, para negócios e como viajante, porque é realmente um lugar incrível. Obviamente, todos os países têm, à sua maneira, culturas muito ricas, mas o Brasil é realmente conhecido pela sua cultura vibrante e festiva no mundo inteiro. É uma grande história de sucesso.