
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que anunciou fuga para a Itália nesta terça (3), ainda não está no país europeu, mas deve embarcar ainda hoje. Segundo Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, a parlamentar ainda está em Miami, na Flórida, Estados Unidos.
“Ela viaja ainda hoje para Roma”, disse Sóstenes à coluna de Igor Gadelha no Metrópoles. A bolsonarista escolheu o país por ter passaporte italiano e acreditar que a cidadania europeia pode dificultar um eventual pedido de extradição de autoridades brasileiras.
Zambelli disse que inicialmente ficará em Roma, mas depois pretende se mudar para o interior do país, onde o custo de vida é menor. Sóstenes diz que ela “comentou sobre” deixar o Brasil, mas não especificou em que data viajaria.
“Ela comentou da ideia, sim. Falou comigo há duas semanas mais ou menos”, relatou. Sóstenes diz que Zambelli não tem data para retornar ao Brasil e que pode voltar “só depois que trancarem a ação penal” contra ela.
“Ela não está fazendo nada errado. Ela tem passaporte italiano”, prosseguiu o deputado, em entrevista à coluna de Letícia Casado no UOL.

A deputada foi condenada a 10 anos de prisão por invasão e inclusão de documentos falsos nos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) no mês passado e pode ser alvo de uma sentença de 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Supremo Tribunal Federal (STF) têm estudado medidas, como prisão preventiva e inclusão do nome da deputada na lista de procurados de Interpol, após sua fuga para a Europa.