
O presidente Lula desembarcou em Paris, na França, na manhã desta quarta (4), para uma visita de Estado. A agenda vai durar seis dias e inclui encontros com Emmanuel Macron, presidente do país, além de participação em cerimônias oficiais.
Os mandatários dos dois países devem assinar 20 atos bilaterais em áreas como vacinação, segurança pública, educação, ciência e tecnologia, além de anúncios de investimentos. O primeiro compromisso oficial ocorre nesta quinta (5), no Palácio do Eliseu, sede do governo francês.
Na sexta (6), Lula receberá o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Paris 8 e será homenageado na Academia Francesa, instituição que possui quase 400 anos e concedeu honrarias a apenas 19 chefes de Estado desde sua criação.
O petista chegou na capital francesa por volta das 8h30 (horário de Brasília) e nos próximos dias deve participar de atividades econômicas, culturais e acadêmicas. Uma visita à base naval de Toulon também está prevista durante a agenda.
A convite do presidente @EmmanuelMacron, já estou em Paris, onde teremos uma série de compromissos para fortalecer a parceria entre Brasil e França 🇧🇷🤝🇫🇷
Esta será a primeira visita de Estado de um presidente brasileiro na França desde 2012.
Vamos discutir acordos e cooperação… pic.twitter.com/OjHjVIZXlW
— Lula (@LulaOficial) June 4, 2025
Ele também tem encontro marcado com Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco. A pauta da reunião será a implementação de políticas para regulação global das redes sociais e medidas para evitar desinformação e propagação de discursos de ódio e autoritários.
Lula foi convidado a participar da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, em Nice, que discute o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 14 da Agenda 2030. O evento terá pautas dedicadas à conservação e uso sustentável dos mares, oceanos e recursos marinhos.
O governo ainda tem negociado detalhes da agenda, já que existem muitos pedidos de encontros com o petista, principalmente em Paris. O presidente ainda não confirmou se fará um discurso formal na agência de cultura da ONU.